PERNAMBUCO

Quarentena: Uso de máscaras nos ônibus é obrigatório para passageiros

Começaram a valer as medidas restritivas de circulação de pessoas nas ruas e no transporte público do Recife e mais quatro cidades da Região Metropolitana. Passageiros também deverão ter documentos que comprovem que são profissionais essenciais

Quarentena: Uso de máscaras nos ônibus é obrigatório para passageiros

Aglomeração dentro do Terminal Integrado do Barro, na Zona Oeste do Recife - Foto: Tião Siqueira/TV Jornal

 Com o início da quarentena mais rígida, no sábado (16), no Recife e em mais quatro cidades da Região Metropolitana (Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Camaragibe e São Lourenço da Mata), passam a valer as medidas restritivas de circulação de pessoas nas ruas e no transporte público, previstas no decreto 49.017/20, publicado na última segunda-feira (11). Pelo texto, apenas profissionais dos serviços essenciais poderão utilizar os ônibus até o fim deste mês, com o uso obrigatório de máscaras e apresentação de documentos comprobatórios. A medida tem o objetivo reduzir a proliferação do novo coronavírus na RMR. Os veículos coletivos serão fiscalizados pela Secretaria de Defesa Social (SDS) em conjunto com as empresas operadoras. 

 

Proibida a entrada de passageiros sem máscara

A normativa determina ainda que é obrigação da empresa operadora a recusa de passageiro que não faça uso de máscara facial, por tratar-se de risco à segurança sanitária. Nos terminais integrados, fiscais do Grande Recife e policiais militares darão apoio aos operadores para o cumprimento do uso do acessório.  

Caso o usuário do transporte retire a máscara durante a viagem, o motorista só dará continuidade quando todos estiverem usando o acessório. Se o usuário insistir no descumprimento da medida, o motorista irá interromper viagem e solicitar que o passageiro desembarque do veículo.

Se julgar necessário, o profissional poderá solicitar apoio aos agentes de segurança pública (policial militar, policial civil ou guarda municipal) nos pontos de bloqueio montados nas cinco cidades. Não encontrando o agente de segurança, o motorista deve acionar a Polícia Militar pelo número telefônico 190.

É importante reiterar que durante o rodízio de veículos particulares só poderão circular no transporte público de passageiros os profissionais dos serviços essenciais. O embarque desses passageiros será mediante declaração ou documento comprobatório de serviços essenciais. A lista dos serviços essenciais pode ser consultada AQUI.

Ônibus extras durante a quarentena

O Grande Recife Consórcio de Transporte garantiu que ampliará a oferta de ônibus para evitar aglomerações. A partir desta segunda-feira (18), o consórcio disponibiliza ônibus extras em 15 terminais integrados. São eles: Joana Bezerra, Tancredo Neves, Macaxeira, Caxangá, Aeroporto, Jaboatão, Barro, TIP, Cajueiro Seco, Xambá, PE-15, Camaragibe, Pelópidas Silveira, Igarassu e Cabo.

Segundo o Grande Recife Consórcio de Transporte, a medida foi tomada após análise da evolução da demanda de passageiros a partir da última terça-feira (12), quando começou o período educativo das novas medidas restritivas. Durante o final de semana, quando circulam menos passageiros, o reforço aconteceu nos TIs PE-15, Joana Bezerra, Macaxeira, Camaragibe e Jaboatão. Os veículos extras serão colocados em operação de acordo com o aumento da demanda de passageiros. A disponibilização desses ônibus poderá aumentar em até 20% o número de viagens a depender do terminal.

Os ônibus não poderão circular com o número de passageiros além de sua capacidade máxima, devendo haver embarque sentado. Ou seja, a depender do layout do veículo, os ônibus só poderão circular com até 50 pessoas.

Terminais integrados ganham pias para higienização das mãos 

Em uma parceria com as secretarias estaduais de Desenvolvimento Urbano e Infraestrutura e Recursos Hídricos, por meio da Compesa, haverá a instalação de pias de higienização nos terminais integrados da RMR. Serão 107 lavatórios entregues em 22 terminais até o fim deste mês.

O primeiro conjunto com cinco pias foi instalado durante a fase de projeto piloto e já está funcionando no Terminal Integrado Cajueiro Seco. A ação está dividida em três blocos, sendo o primeiro o dos terminais Cajueiro Seco, Barro, Joana Bezerra, Camaragibe, Pelópidas e Macaxeira. O segundo módulo atenderá os terminais Aeroporto, Recife, Cosme Damião, Caxangá, Getúlio Vargas e Igarassu. Por fim, será entregue para os terminais Jaboatão, Prazeres, Tancredo Neves, TIP, CDU, PE 15, Rio Doce e Xambá.

 Além das pias equipadas com torneiras, também estarão disponíveis produtos essenciais para a higiene das mãos, como sabão e papel toalha, sob responsabilidade do Grande Recife Consórcio de Transporte. A ideia é que os usuários adquiram o hábito de lavar as mãos antes de subir e após descer dos ônibus e não gerem aglomeração nos banheiros para realizar a higienização. Para a presidente da Compesa, Manuela Marinho, a ação é essencial neste momento e faz parte das ações do Governo de Pernambuco no combate ao novo coronavírus.

COMENTÁRIOS

Os comentários abaixo são de responsabilidade dos respectivos perfis do facebook.