COVID-19

Profissionais de Educação das redes estadual e particular ganham centro de testagem de covid-19

A expectativa é atender cerca de 200 profissionais por dia

Profissionais de Educação das redes estadual e particular ganham centro de testagem de covid-19

O centro funciona de segunda a sexta-feira, no horário das 8h até as 15h - Foto: WELINGTON LIMA/TV Jornal

Depois da justiça determinar a suspensão das aulas presenciais, os profissionais de Educação das redes estadual e particular de ensino de Pernambuco ganharam central de testagem para a covid-19. A expectativa é atender cerca de 200 profissionais por dia.

O atendimento será feito na sede da Secretaria de Educação no bairro da Várzea. No local, serão realizados exames para aquelas pessoas que estão com sintomas da covid-19 e também para aquelas assintomáticas. Serão feitos dois testes: o rápido, que tem o resultado em até 10 minutos após a realização, e o PCR, que é o exame para as pessoas que estão sem sintomas. Neste segundo caso, o resultado sai em até 10 dias e o laudo é entregue via e-mail.

 

>>Testagem para covid-19 no sistema drive-thru tem provocado longas filas no Centro de Convenções

>>Covid-19: testagem modelo drive-thru é iniciada nesta terça (22)

Funcionamento

O centro funciona de segunda a sexta-feira, no horário das 8h até as 15h.

Agendamento

Para realizar os exames, os profissionais precisam agendar o atendimento pela plataforma Atende Em Casa ou pelo site www.atendeemcasa.pe.gov.br.

Aulas suspensas

Mesmo com a liberação por parte do Estado das atividades presenciais para os alunos do 3º ano do ensino médio, as aulas ainda não aconteceram e os colégios continuam vazios. Na rede estadual, os professores decretaram estado de greve e na rede particular a justiça do trabalho determinou que as escolas permanecessem fechadas. Alguns profissionais alegam que ainda falta segurança para voltar à sala de aula.

Cronograma das aulas

O Governo de Pernambuco anunciou as datas de retorno das aulas presenciais, começando com os estudantes que estão no 3º ano do ensino médio, a partir do dia 06 de outubro, do 2º ano para o dia 12 de outubro e 1º ano no dia 20 de outubro. As aulas presenciais para as crianças seguem proibidas para rede pública quanto para a rede privada. Com isso, os alunos (as) continuam com aulas de forma online, através da internet. 

De acordo com o secretário de educação de Pernambuco, Fred Amancio, o retorno é opcional, ou seja, os pais decidem se vão deixar seus filhos, menores de idade, retornarem as aulas presenciais. A volta das aulas já estavam autorizadas para o ensino superior e cursos técnicos, com protocolos de segurança contra o novo coronavírus. 

COMENTÁRIOS

Os comentários abaixo são de responsabilidade dos respectivos perfis do facebook.