
Um levantamento do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos (Dieese), traçou um perfil da população acima de 60 anos no Estado. A análise identificou que mais de 80% dos idosos estão expostos à covid-19 dentro de casa, ao dividir o lar com familiares e adolescentes que precisam sair de casa para trabalhar ou estudar. A pesquisa foi divulgada recentemente pelo Dieese.
>>Covid-19: Após alta de casos, Pernambuco tem 88% de ocupação de leitos de UTI
Ao todo, Pernambuco tem cerca de 1,5 milhão de pessoas acima dos 60 anos. O que representa 15,7% da população do Estado. Pouco mais de 13% desses idosos ainda fazem parte da população economicamente ativa, um índice abaixo da média nacional que é de 18,5 %. Mas apesar dos números, os idosos tem papel importante dentro de casa.
De acordo com a pesquisa, 87% deles moram com parentes. E 77% dos idosos pernambucanos contribuem com mais de 50% do orçamento da família.
>>Bebê de apenas 10 meses morre vítima da covid-19 no Agreste de Pernambuco
- Covid-19: Paulista retoma vacinação, após suspensão por falta de estoque
- Estudo confirma animais infectados com covid-19 em 5 capitais do Brasil
- Covid-19: Pernambuco recebe mais 48 mil doses da vacina do Instituto Butantan
- Bebê de apenas 10 meses morre vítima da covid-19 no Agreste de Pernambuco
- Casa de casal de empresários que morreu de covid-19 é saqueada
- Covid-19: Estudo identifica animais infectados em 5 capitais, inclusive Recife
Saúde
Além da parte econômica, o levantamento também evidenciou problemas em relação a saúde desta faixa etária. 79% dos idosos pernambucanos dependem do SUS. Um pouco mais da metade possuem algum tipo de comorbidade. Apesar do alto índice do risco de poder contrair a covid-19, a pesquisa afirma que apenas 1,5% da população idosa do Estado contraiu o novo coronavírus.
Testagem
De acordo com um médica geriatra, o baixo índice está relacionado a pouca testagem da doença em Pernambuco. Ela ainda orientou que é preciso máximo cuidado dos idosos em relação a covid-19.