Covid-19

Quantidade de novos casos da covid-19 em Pernambuco volta a preocupar especialistas e autoridades de saúde

Depois de quase dois meses de queda, o Estado registrou uma tendência de crescimento no número de casos de covid-19

Suzyanne Freitas
Suzyanne Freitas
Publicado em 29/10/2020 às 16:00 | Atualizado em 23/03/2023 às 10:55
Reprodução/TV Jornal Interior
FOTO: Reprodução/TV Jornal Interior

A quantidade de novos casos da covid-19 em Pernambuco voltou a preocupar especialistas e autoridades de saúde. Depois de quase dois meses de queda, o Estado registrou uma tendência de crescimento no número de casos.

Os dados divulgados da Secretaria Estadual de Saúde comprovaram que, nesta semana, Pernambuco registrou o segundo dia de tendência de alta no número de casos do vírus.

De acordo com um levantamento feito pelo Jornal do Commercio, baseado nos boletins diários da secretaria, o aumento interrompeu uma sequência de 51 dias de queda ou estabilidade da doença no Estado. O maior número registrado desde a confirmação dos primeiros casos.

Indicador de covid-19

Segundo o indicador que mede a soma da covid-19, nos últimos dias houve um acréscimo de 20% na tendência de alta de casos da covid-19 quando comparado com duas semanas atrás.

A última vez que Pernambuco registrou tendência alta foi no dia 5 de setembro quando chegou a 26%.

A análise de dados também mostra que o número de casos graves da doença subiu mais de 18% na última semana.

Atualmente quase setenta por cento dos óbitos de síndrome respiratória aguda grave registrados desde o início da pandemia tiveram resultado positivo para o novo coronavírus.

Em nota conjunta, a Academia Pernambucana de Ciências e a Academia Pernambucana de Medicina alertam para o descumprimento do distanciamento social em várias campanhas políticas como fator que pode estar contribuindo para a tendência de alta nos casos da covid-19 em Pernambuco.

+VÍDEOS