Saúde pública

Canadense apresenta sintomas de coronavírus e navio atraca no Recife

O idoso de 78 anos foi atendido por paramédicos do Samu e levado para um hospital particular

Robert Sarmento
Robert Sarmento
Publicado em 12/03/2020 às 19:05
Tião Siqueira/TV Jornal
FOTO: Tião Siqueira/TV Jornal

Um cruzeiro aportou no Recife, nesta quinta-feira (12), após um idoso de 78 anos, residente no Canadá, passar mal e apresentar sintomas de coronavírus, como febre e problemas respiratórios, de acordo com o Samu. Devido ao caso, A Agência Nacional de Vigilância Sanitária suspendeu a operação no Terminal Marítimo de Passageiros do Recife teve que suspender a operação e o navio, com 318 passageiros, foi isolado. O canadense foi levado para um hospital particular.

Nota da SES-PE na íntegra

A Secretaria de Saúde de Pernambuco (SES-PE) informa que um navio de cruzeiro de bandeira bahamenha atracou no Porto do Recife na manhã desta quinta-feira (12.03), oriundo de Salvador, com 318 passageiros e 291 tripulantes. Durante o desembarque, um paciente de 78 anos, residente no Canadá, passou mal, com sinais de infarto, e o Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) Metropolitano do Recife foi acionado. Ao chegar ao local, a equipe médica do Samu verificou que o paciente apresentava febre e sintomas respiratórios (tosse e dificuldade de respirar), se encaixando como um caso suspeito para covid-19. O paciente foi encaminhado para uma unidade privada do Recife.

Assim que o Samu levantou a suspeita para covid-19, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) foi acionada para suspender de imediato novos desembarques de passageiros e solicitar às agências de turismo o retorno dos que já tinham saído. Todos serão mantidos em suas cabines. A SES-PE também deslocou, de imediato, uma equipe de vigilância em saúde para auxiliar na investigação e nas ações a serem implementadas pela Anvisa.

Importante ressaltar que a fiscalização de portos, aeroportos e fronteiras é de total responsabilidade sanitária da Anvisa. A SES continuará monitorando o caso.

>>>Coronavírus: Ministério da Saúde define critérios para isolamento e quarentena no Brasil<<<

>>>Pernambuco confirma primeiros casos de coronavírus<<<

O Porto do Recife notificará a Secretaria de Portos e Transportes Aquaviários, vinculada ao Ministério de Infraestrutura, e por ora providenciou o isolamento do cais. Como medida de prevenção e controle sanitário complementar, a gestão portuária também proibiu que o lixo da embarcação fosse descarregado.

PROTOCOLO - Antes de um navio atracar, é de praxe que seja emitida a “declaração de saúde” - boletim pelo qual a Anvisa é informada de ocorrências atípicas, como casos de febre ou diarreia a bordo. Somente após a análise deste documento é que os passageiros podem desembarcar. O relatório também é disponibilizado pelo comandante do navio aos órgãos anuentes, como Capitania dos Portos, Receita Federal e Polícia Federal, cerca de 24 horas antes do horário previsto de chegada da embarcação. Em um caso suspeito, o comandante do navio deve providenciar a lista de viajantes com identificação de função, cabine, possíveis contatos a bordo, escalas e conexões.

>>>Coronavírus: "nada de pânico", diz Secretário de Saúde de Pernambuco<<<

>>>Saiba quais são os sintomas do novo coronavírus e como evitar<<<

Nota da Anvisa na íntegra

O passageiro canadense foi desembarcado hoje do navio de cruzeiro atracado na cidade do Recife. O atendimento inicial do passageiro foi realizado por uma suspeita de infarto relatada pelo serviço médico do navio.

Após o desembarque do passageiro a equipe de atendimento local apontou a suspeita de coronavírus no viajante. Dessa forma todos os 600 passageiros e tripulantes foram orientados a retomar para o navio. A equipe da Anvisa subiu a bordo para avaliar as condições sanitárias a bordo.

O desembarque de passageiros e tripulação está suspenso até que os resultados laboratoriais do viajante confirmem ou descartem a suspeita. Somente com essa informação serão dadas novas orientações para a co

+VÍDEOS