
Ação é uma forma de ajudar as famílias nesse período de quarentena
Ao todo, foram confeccionados 800 cartões de alimentação - Foto: DIVULGAÇÃO/ IJCPM
Em meio à pandemia do novo coronavírus, o Instituto João Carlos Paes Mendonça de Compromisso Social (IJCPM) está distribuindo vale alimentação aos jovens matriculados nos cursos da instituição e outros moradores em situação de vulnerabilidade social das comunidades do Pina e Brasília Teimosa, na Zona Sul do Recife. Ao todo, foram confeccionados 800 cartões de alimentação com um crédito de R$ 100 para compra de produtos.
Além disso, os moradores dos dois bairros também estão recebendo do instituto Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para evitar a disseminação da doença.
No mês de abril, o Instituto já tinha feito a primeira entrega de cestas básicas e auxiliado cerca de 300 pessoas que enfrentavam dificuldade para solicitar o auxílio emergencial. Outras ações já estão sendo planejadas para este mês de maio.
Nos estados de Pernambuco, Bahia, Ceará e Sergipe onde o instituto JCPM está presente com atividades de apoio aos jovens, são quase 2 mil pessoas beneficiadas.
Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.
A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.
O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:
Recursos serão repassados a estados e municípios
O caso aconteceu em São Paulo
As agências foram penalizadas pelo Procon Pernambuco