NOVO CORONAVÍRUS

Covid-19: mesmo durante pandemia, blocos carnavalescos promovem aglomerações no Recife

Nas imagens, a maioria das pessoas desrespeita o distanciamento social e não usa máscaras; Pernambuco totaliza quase 10 mil mortos por covid-19

Gustavo Henrique
Gustavo Henrique
Publicado em 11/01/2021 às 18:15 | Atualizado em 09/05/2023 às 11:47
Reprodução / TV Jornal
FOTO: Reprodução / TV Jornal

Em meio à pandemia de covid-19, agremiações carnavalescas promoveram cenas de aglomeração no último fim de semana. Um dos registros é do Largo da Santa Cruz, na Boa Vista, área central do Recife.

Nas imagens, pessoas fantasiadas e com instrumentos musicais e estandartes podem ser vistas. A maioria aparece desrespeitando o distanciamento social e sem usar máscaras de proteção.

Relatos

Segundo o relato de comerciantes da área, que não quiseram gravar entrevista, o evento teria sido organizado pela Federação Carnavalesca de Pernambuco, em comemoração ao aniversário da instituição. Além do sábado, o evento teria ocorrido também na quinta e sexta-feira da semana passada.

A equipe de reportagem da TV Jornal se dirigiu até a sede da federação, que fica no mesmo local onde o ensaio foi registrado. Um funcionário, que também não quis gravar entrevista, apenas informou que a direção da instituição estaria no interior de Pernambuco.

Curva de alta da pandemia em Pernambuco

Os desfiles foram realizado em meio a um cenário de alta da covid-19 em Pernambuco, onde há uma curva de alta no infectadas pela covid-19 e de um aumento nas internações por causa do novo coronavírus.

Atualmente, o número total de mortes pela covid-19 em Pernambuco é de 9.851. No início desta semana, o Estado registrou mais de 80% dos leitos de UTI disponíveis para a doença ocupados.

São números que preocupam os residentes da área, que reprovaram a apresentação dos blocos carnavalescos em meio à pandemia.

Ciro Bezerra comenta sobre falta de responsabilidade

No programa O Povo na TV desta segunda-feira (11), o apresentador Ciro Bezerra fez um forte comentário sobre a falta de responsabilidade e consciência da pessoas que promovem aglomerações em um período tão difícil.

Nota prefeitura do Recife na íntegra

"A Prefeitura do Recife informa que não promove ou autoriza a realização de shows, eventos ou apresentações artísticas/culturais, seguindo o decreto do Governo de Pernambuco que estabelece o funcionamento das atividades econômicas e sociais em âmbito estadual. A gestão municipal também reforça que seguirá orientando a população e fiscalizando o cumprimento da norma."

Nota da Polícia Militar na íntegra

"A Polícia Militar esclarece que segundo o comandante do Batalhão, o evento estaria previsto para acontecer no último sábado (09), no Pátio de Santa Cruz. Policiais militares entraram em contato com o organizador do evento previsto para ocorrer e o orientaram a encerrar a apresentação antes de sua realização, fazendo cumprir o decreto governamental de enfrentamento ao novo coronavirus. O 16º BPM está atento a demanda e esta semana intensificará as rondas e orientações em bares da região.

O trabalho de fiscalização no enfrentamento da pandemia da Covid-19 vem sendo realizado diariamente pelos Órgãos de Controle Urbano e de Defesa do Consumidor das Prefeituras com apoio da PMPE.

Lembramos que estamos vivendo um momento mundial difícil e a participação de todos nesse processo é muito importante para ajudar nesse processo. Cada um pode fazer a sua parte respeitando as normas e denunciando quando não houver o cumprimento."

+VÍDEOS