IMUNIZAÇÃO

Covid-19: especialista responde perguntas e tira dúvidas sobre a vacina

Ciro Bezerra recebeu, no programa O Povo na TV de hoje (18), a infectologista Heloísa Lacerda, médica do HUOC.

Gustavo Henrique
Gustavo Henrique
Publicado em 18/01/2021 às 19:45 | Atualizado em 21/03/2023 às 11:52
Reprodução/TV Jornal
FOTO: Reprodução/TV Jornal

No programa O Povo na TV desta segunda-feira (18), o apresentador Ciro Bezerra recebeu, no estúdio da TV Jornal, a médica infectologista Heloísa Lacerda, que atua no Hospital Universitário Oswaldo Cruz (HUOC), no Recife.

Questionamentos como: "Por quanto tempo ficarei imunizado depois que tomar a vacina?", "Depois de tomar a vacina, poderei parar de usar máscaras?" e "Já tive covid-19. Posso tomar a vacina?" foram respondidos pela médica, que tirou dúvidas sobre o imunizante.

Tire as dúvidas sobre a vacina

Vacinação em Pernambuco

O início da campanha de vacinação contra a covid-19 foi autorizada pelo Ministério da Saúde para esta segunda-feira (18). Em Pernambuco, o governo garante que está tudo pronto para a campanha.

Do Palácio do Campo das Princesas, o governador Paulo Câmara acompanhou a cerimônia de entrega das primeiras doses dos imunizantes, realizada em São Paulo.

Pernambuco deve receber, neste primeiro lote enviado pelo Ministério da Saúde, cerca de 270 mil doses da vacina, que devem garantir a imunização completa de 129 mil pessoas dos grupos prioritários.

Reunião

Também na sede do governo estadual, foi realizada, nesta manhã, uma reunião do gabinete de enfrentamento ao novo coronavírus para acertar, com os municípios, os detalhes finais da campanha.

'Tudo pronto' para vacinação

Segundo o governo estadual, está tudo pronto para o início da vacinação em Pernambuco. Os municípios já receberam, ainda na semana passada, as agulhas e seringas necessárias para a campanha.

No começo, idosos com mais de 80 anos e os que tenham a partir de 60 que vivam em abrigos, além dos profissionais de saúde que tratam de pacientes com covid-19 e de indígenas aldeados serão priorizados.

Covid-19 em Pernambuco

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), 482 novos casos de covid-19 foram registrados, totalizando 241.087 casos desde o início da pandemia.

Além disso, 27 novos óbitos também foram confirmados, o que levou Pernambuco a atingir a triste marca de 10 mil mortes pela doença.

+VÍDEOS