Moradia

Protestos por moradia travam o trânsito no Recife na manhã desta terça (28) e devem seguir na quarta (29); veja situação agora

Os protestos reivindicam políticas públicas de moradia

Karina Costa Albuquerque
Karina Costa Albuquerque
Publicado em 28/09/2021 às 7:38 | Atualizado em 14/01/2022 às 18:31
Reprodução/TV Jornal
FOTO: Reprodução/TV Jornal

A cidade do Recife amanhece com mais manifestações por moradia, nesta terça-feira (28). Nesta manhã, duas manifestações acontecem, uma no Barro, na Zona Oeste, e outra no Pina, na Zona Sul.

O trânsito nessas áreas está lento e bastante complicado. Os manifestantes, representantes do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), atearam fogo em pneus e galhos.

Confira a cobertura no Primeiro Impacto Pernambuco desta terça-feira (28), a partir do minuto 6':

Zona Oeste

Um protesto por moradia interdita a BR-101, no Barro, Zona Oeste do Recife. O ato acontece na altura do Terminal Integrado do bairro, o movimento está bastante intenso. Os manifestantes são moradores da comunidade Carolina de Jesus e pedem políticas públicas de moradia. O local está completamente tomado pela fumaça e o trânsito quilométrico.

Zona Sul

Protesto por moradia também acontece no bairro do Pina, na Zona Sul do Recife. A movimentação se concentra na Avenida Domingos Ferreira, próximo ao prédio do Clinical Center. As duas faixas da avenida foram incialmente bloqueadas,  mas uma das vias foi liberada para a passagem dos ônibus, após acordo feito com a Polícia Militar.

No vídeo abaixo, um internauta mostra o trânsito completamente congestionado e diversos ônibus parados na via, por volta das 7h. Agentes da Autarquia de Trânsito e Transporte (CTTU) estão no local orientando motoristas.

 

Segundo dia de protestos

Este é o segundo dia de protestos coordenados pelo MTST, no Grande Recife. Na manhã dessa segunda-feira (27), manifestações aconteceram na Avenida Mascarenhas de Moraes, no Recife, na Estrada da Muribeca, em Jaboatão dos Guararapes, e na Avenida Presidente Kennedy, em Olinda.

O trânsito dos locais também ficou travado e os manifestantes também atearam fogo em pneus, galhos e entulhos, e reivindicavam moradia.

A série de protestos reivindicando políticas públicas de moradia deve terminar na quarta-feira (29), com um terceiro dia de protestos, segundo o próprio MTST.

>> Princípio de protesto interdita via de Porto de Galinhas, no Litoral Sul de Pernambuco, e provoca tumulto

+VÍDEOS