Violência

Vigilante da UFRPE é morto a paulada e tem arma roubada dentro de campus no Recife

Um homem entrou por trás do prédio e agrediu o vigilante, que acabava de voltar da ronda de moto

Catêrine Costa
Catêrine Costa
Publicado em 16/11/2022 às 11:58 | Atualizado em 16/11/2022 às 15:18
Notícia
Imagem: Severino Soares
Vigilante de uma empresa terceirizada para a UFRPE foi morto a pauladas dentro do campus - FOTO: Imagem: Severino Soares

Um vigilante de uma empresa terceirizada que prestava serviço para a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) foi morto a pauladas dentro do Campus Dois Irmãos, no Recife, na madrugada da última terça-feira (15). 

O fato ocorreu próximo ao CEGEN, prédio do Departamento de Matemática e Física

Segundo informações da própria universidade, um homem entrou por trás do prédio e agrediu o vigilante, que acabava de voltar da ronda de moto, com pauladas, no momento em que um colega de trabalho foi ao banheiro. 

Além da agressões, Manoel da Silva Santos teve a arma roubada. Ele chegou a ser levado para uma Unidade de Pronto Atendimento e transferido para o Hospital da Restauração, área central do Recife, mas não resistiu aos ferimento e morreu. 

O suspeito  fugiu após o colega vigilante retornar e flagrar a agressão. O agressor já foi identificado e a polícia está em busca da captura.

"A Administração Superior acompanhou todo o caso e presta solidariedade e assistência aos familiares neste difícil momento", disse a UFRPE em nota.

O presidente do Sindicato dos Vigilantes de Pernambuco (SINDESV-PE) lamentou a morte de Manuel e disse que esse tipo de crime choca a categoria.

"Manuel era um vigilante tranquilo e muito querido na universidade, ele já estava há mais de 15 anos prestando serviço lá. Conhecia toda área, tinha toda segurança possível para fazer a ronda, mas infelizmente o fator surpresa aconteceu", disse Cassiano Souza. 

MOTIVAÇÃO DO CRIME

Cassiano Souza acredita que o crime tenha sido motivado com o objetivo de roubar a arma do funcionário.

"Já aconteceu no passado crimes dessa natureza, justamente para furtar a arma. O bandido com arma ele vai fazer assalto, pode até matar outras pessoas. A polícia tem que agir o mais rápido possível", disse o presidente do sindicato. 

A investigação do caso está sob responsabilidade da Polícia Civil de Pernambuco, conforme informações da Polícia Federal já que "a vítima não foi um servidor público federal e nem houve um prejuízo para a UFRPE". 

POLÍCIA CIVIL DE PERNAMBUCO

Veja nota na íntegra:

"A POLÍCIA CIVIL DE PERNAMBUCO informa que registrou no dia 15 de novembro, por meio da Equipe de Força Tarefa de Homicídios na Capital, ocorrência de Roubo Seguido de Morte (Latrocínio).

Segundo relatos, a vítima, homem de 46 anos, foi espancada severamente por um homem desconhecido em seu local de trabalho, um estabelecimento de ensino superior no bairro de Dois Irmãos. Após as agressões, o autor pegou a arma de fogo da vítima e fugiu.

A vítima foi socorrida e levada a hospital, porém, não resistiu aos ferimentos e foi a óbito. As investigações foram iniciadas e seguem até esclarecimento do crime".

+VÍDEOS