SAÚDE

Campanha estadual contra verminoses atende 2,5 mil escolas no Estado

A abertura aconteceu na manhã desta quarta-feira (16), em Olinda. O tratamento das verminoses pode ser feito com alunos de 5 a 14 anos

Imagem: Jaílton Júnior / TV Jornal
FOTO: Imagem: Jaílton Júnior / TV Jornal

A Secretaria de Saúde de Pernambuco (SES-PE) lançou, nessa quarta-feira (16), a campanha estadual contra verminoses, nas escolas públicas de Pernambuco. Mais de 2,5 mil escolas serão atendidas e mais de 500 mil alunos imunizados.

A Escola Municipal Dom Azeredo Coutinho, que fica no bairro de Peixinhos, em Olinda, no Grande Recife, foi a 1ª a receber a equipe de saúde, recebendo orientações quanto à prevenção da doença e tendo a presença de um mascote super-herói para o enfrentamento às verminoses em Pernambuco.

Na ocasião, alunos de 5 a 14 anos de idade receberam uma dose do medicamento, em formato de comprimido.

Autorização

Para que os alunos possam receber o tratamento, é necessário que os pais assinem um termo de autorização, que é entregue pela escola. O documento é fundamental para que as crianças possam tomar o remédio.

SAIBA MAIS

  • O problema: Verminoses são um grupo de doenças causadas por vermes parasitas que se instalam no organismo. Elas se alojam, geralmente, nos intestinos, mas podem abrigar-se também em órgãos, como o fígado, pulmões e cérebro. A infecção ocorre pela ingestão direta de ovos, por meio do contato mão-boca, ou pelo consumo de alimentos crus e água contaminados. Além da via oral, a infecção também pode ocorrer por penetração ativa das larvas na pele do hospedeiro, em contato com solo contaminado.
  • Sintomas: Os principais sintomas das verminoses são dores abdominais, náuseas, vômitos, diarreia, falta de apetite, perda de peso e anemia.
  • Prevenção: A prevenção corresponde à melhor forma de proteger a saúde contra as verminoses. Algumas medidas simples são suficientes e alguns cuidados podem ser tomados, como: lavar as mãos com água e sabão, cortar as unhas, andar sempre calçado, utilizar o banheiro de forma adequada, beber água filtrada ou fervida, lavar bem os alimentos antes de comê-los.
  • Diagnóstico e Tratamento: O diagnóstico é feito por meio de exames laboratoriais, como o de fezes. O tratamento deve ser feito com vermífugos específicos. Pequenos cuidados como lavar as mãos com frequência, lavar os alimentos e beber água filtrada colaboram bastante no combate das verminoses.

+VÍDEOS