Eleições 2020

Pela primeira vez, número de candidatos que se autodeclararam pretos e pardos superou o de brancos em todo Brasil

Aqui no Recife, além da diversidade de gênero maior, o perfil dos candidatos está mais jovem este ano

Suzyanne Freitas
Suzyanne Freitas
Publicado em 30/09/2020 às 15:30
Agência Brasil
FOTO: Agência Brasil

Pela primeira vez, número de candidatos que se autodeclararam pretos e pardos superou o de brancos em todo Brasil. De acordo com dados Tribunal Superior Eleitoral, nas últimas eleições municipais, o perfil geral dos candidatos ao cargo de prefeito no país era: homem branco, com média de 49 anos, ensino superior completo e empresário.

Este ano, no Recife, o perfil dos candidatos mudou em alguns aspectos em relação a 2016. Eles estão mais jovens e com uma média de 41 anos. Além disso, também segundo dados do TSE, foi registrou recorde de mulheres na disputa eleitoral.

>>Eleições 2020: Confira a ordem dos candidatos nas sabatinas da TV Jornal

Nas duas últimas eleições para a Prefeitura do Recife, apenas sete mulheres participaram da disputa, como cabeça de chapa ou como candidata a vice. Quatro em 2012 e três em 2016. Porém, neste ano, o número de oito candidaturas femininas é quase a soma de candidaturas das últimas eleições municipais para o executivo.

Divisão

A partir deste ano passa a valer a divisão proporcional de recursos do fundo partidário e propaganda eleitoral entre os candidatos negros e brancos. Apesar disso, apenas um candidato à Prefeitura do Recife se autodeclarou negro.

Debate eleitoral

Esse novo perfil dos candidatos à Prefeitura do Recife deve mudar também a pauta do debate eleitoral.

+VÍDEOS