
O anúncio foi feito em coletiva de imprensa
O governo ainda negou o planejamento de novas medidas restritivas - Foto: Reprodução/TV Jornal Interior
Apesar do número crescente de novos casos e mortes pelo novo coronavírus (covid-19), a Secretaria Estadual de Saúde afirma que Pernambuco não enfrenta segunda onda da doença.
Durante coletiva de imprensa, realizada nessa quinta-feira (19), o governo ainda negou o planejamento de novas medidas restritivas.
Segundo o secretário de Saúde do Estado, André Longo, a semana passada apresentou o menor índice de novos casos de síndrome respiratória aguda grave, desde o início da pandemia.
Durante coletiva, Longo divulgou também que houve queda no número de mortes que positivavam para a covid-19.
Apesar da Secretaria de Saúde negar uma segunda onda da covid-19, o epidemiologista e pesquisador Jones Albuquerque, da Universidade Federal de Pernambuco, afirma que o momento é de alerta.
Segundo análises feitas por ele, Pernambuco enfrenta um aumento significativo no número de novos casos da doença desde outubro.
Uma nova campanha contra a doença foi lançada, reforçando a necessidade de manter as medidas de higiene.
Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.
A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.
O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:
Há mais de 30 anos, a campanha Papai Noel dos Correios leva alegria e esperança a crianças em situação de vulnerabilidade social
O vagão tinha saído da Estação Joana Bezerra, no Recife, e parou no Largo da Paz. Os passageiros precisaram descer do trem.
Marília Arraes (PT) e João Campos (PSB) disputam o segundo turno para a Prefeitura do Recife