ELEIçõES 2020

Eleições 2020: Confira preparativos e orientações para o dia da votação

O segundo turno das eleições para prefeito das cidades do Recife e de Paulista vão acontecer neste domingo (29)

Eleições 2020: Confira preparativos e orientações para o dia da votação

O segundo turno das eleições para prefeito das cidades do Recife e de Paulista vão acontecer neste domingo (29) - Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

No próximo domingo (29), ocorre o segundo turno das eleições para prefeito das cidades do Recife e Paulista. Já que o dia está próximo, é sempre importante estar atento e lembrar de algumas orientações para o dia da votação.

O assessor de planejamento estratégico do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), Acácio Leite, falou algumas coisas que o eleitor deve prestar atenção quando for votar.

“Primeira coisa é a segurança de todos os envolvidos no processo eleitoral: o uso de máscara, se certificar de seu local de votação, lembrando que as pessoas só irão entrar nos locais de votação usando a máscara. Essas são as duas principais preocupações juntamente a uma caneta que nós pedimos para que o eleitor leve, já que terão que assinar o caderno de votação. Caso o eleitor não consiga levar, haverá uma caneta lá, higienizada.”, disse.

 

Documentos

Outros objetos importantes que não pode ser esquecido são os documentos.

“Para votar, o eleitor precisa levar um documento oficial com foto, ou até o E-título que para quem fez no passado a biometria, ele possui a foto. Então, certifica lá no aplicativo se está com a foto tudo certo e apresente”, informou.

Expectativa

Segundo o assessor do TRE, as pessoas que não votaram no primeiro turno podem sim votar no segundo. Ele ainda falou sobre a expectativa das apurações.

“A expectativa no segundo turno é que haja uma votação mais célere, já que é apenas um voto e não mais dois votos. O eleitor deve permanecer menos tempo na seção, portanto, menos aglomeração nos locais e que tenhamos uma apuração mais rápida, já que a votação deve ser mais rápida, os resultados devem ser divulgados mais rapidamente”, contou.

Eleições

No Recife, os candidatos Marília Arraes (PT) e João Campos (PSB) disputam a Prefeitura. Já em Paulista, quem concorre ao cargo são os candidatos Yves Ribeiro (MDB) e Francisco Padilha (PSB).

COMENTÁRIOS

Os comentários abaixo são de responsabilidade dos respectivos perfis do facebook.