ACIDENTE

Kombi apresenta falha mecânica e tomba em ladeira do Alto da Conquista

Após acidente, moradores do Alto da Conquista denunciam os problemas da ladeira no bairro de Olinda, no Grande Recife

Suzyanne Freitas
Suzyanne Freitas
Publicado em 12/01/2021 às 13:30 | Atualizado em 03/05/2023 às 7:35
Reprodução/TV Jornal
FOTO: Reprodução/TV Jornal

Uma Kombi tombou em um trecho da Ladeira do Giz, localizada no Alto da Conquista, em Olinda, na Região Metropolitana do Recife, após o motorista ter perdido o controle do veículo.

As primeiras informações apontam que a Kombi subia a ladeira, quando começou a apresentar uma falha mecânica. Nesse momento, o motor teria começado a perder força.

Para evitar que um acidente maior acontecesse, o condutor tentou realizar uma manobra, mas o veículo tombou, deixando parte da ladeira bloqueada. Somente motos passavam, com dificuldade, pelo local.

Problemas

Na manhã desta terça-feira (12) foi possível ter uma dimensão do perigo para acessar o bairro do Alto da Conquista. A ladeira na qual ocorreu o acidente é estreita e cheia de curvas sinuosas e fechadas. Ao mesmo tempo, pedestres e veículos dividem o espaço, já que não há calçadas.

No local, também não há sinalização. De acordo com os moradores, a iluminação também é precária. O comerciante Adriano Negromonte relata que vários acidentes já aconteceram no local. Para os residentes, uma das soluções práticas é alterar a forma de acesso ao Alto da Conquista.

Nota da Prefeitura de Olinda na íntegra

A Secretaria de Transporte e Trânsito de Olinda deslocará uma equipe técnica para fazer uma análise do trânsito no local e as demandas dos moradores e levantar o que pode ser feito. É importante salientar que a via citada é muito estreita, resultado de décadas de ordenamento urbano em desacordo com os padrões. Reformas mais profundas exigem um estudo mais amplo e complexo, com o envolvimento de diversas secretarias.

Uma equipe de iluminação de Olinda será enviada ao local até quarta-feira (13.01) para verificar as demandas da população e providenciar os reparos necessários.

Os moradores também devem fazer a solicitação para substituição das lâmpadas através do número 0800 730 3737 informando o endereço, número do poste ou o número da casa onde fica o poste. O pedido já entra direto no sistema e em até cinco dias o serviço é realizado, ele gera um número de protocolo. O 0800 está à disposição para solicitar atividades de reparos preventivos e corretivos. O atendimento funciona de 8h às 20h, de segunda a sexta-feira. Aos sábados, a operação é das 8h às 12h.

As equipes já fizeram mais de 42 mil ações de manutenção na iluminação pública, entre elas foram 5 mil ações de trocas de lâmpadas amarelas para metálicas e instalação de 2,8 mil refletores.

+VÍDEOS