PANDEMIA

Vacinação contra a covid-19 em Pernambuco completa 1 mês; veja balanço

Até o momento Pernambuco recebeu 511 mil doses da vacinas contra a covid-19 sendo 427.560 da Coronavac e 84 mil da AstraZeneca/Oxford

Vacinação contra a covid-19 em Pernambuco completa 1 mês; veja balanço

Até o momento Pernambuco recebeu 511 mil doses da vacinas contra a covid-19 sendo 427.560 da Coronavac e 84 mil da AstraZeneca/Oxford - Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

Há exatamente um mês nesta quinta-feira (18), Pernambuco começava a receber as primeiras vacinas contra a covid-19. Era noite do dia 18 de janeiro quando o avião da latam pousou no Aeroporto Internacional dos Guararapes no Recife. Nele estavam as primeiras doses da vacina Coronavac do Instituto Butantan.

>>Covid-19: Pernambuco deve receber cerca de 400 mil doses de vacinas até a próxima semana

Naquele dia mesmo se iniciou a imunização contra a covid-19 no Estado. A primeira a receber a dose salvadora foi a técnica de enfermagem do Hospital Universitário Oswaldo Cruz, Perpétua Barbosa. Ao longo desses 30 dias, uma verdadeira corrida contra o tempo foi feita pelo governo e prefeituras para imunizar o maior número de pessoas nos grupos prioritários.

>>Pazuello afirma que estados vão receber 230 milhões de doses da vacina até julho

Primeiro foram os profissionais da saúde, idosos em asilos, indígenas e portadores de deficiência em casas de permanência. A chegada de mais lotes da vacina os idosos acima de 85 anos também começaram a receber o imunizante. Em todos o sentimento era de alivio e felicidade.

 

Doses

Até o momento Pernambuco recebeu 511 mil doses da vacinas contra a covid-19 sendo 427.560 da Coronavac e 84 mil da AstraZeneca/Oxford. Deste total, 286.386 foram utilizadas para imunizar os grupos prioritários. Nessa quarta (17), durante a coletiva de imprensa, o secretário de Saúde do Estado, André Longo, anunciou que novas doses do imunizante devem chegar a pernambuco na semana que vem.

>>Covid-19: Confira a previsão do Governo Federal para entregas de vacinas em 2021

Imunização

Mesmo com a chegada do novo lote da vacina o secretário informou que ainda estamos longe de imunizar toda a população pernambucana. Tudo vai depender da chegada de mais imunizantes ao Estado.

COMENTÁRIOS

Os comentários abaixo são de responsabilidade dos respectivos perfis do facebook.