POSSE

Novo comandante da PM toma posse no Recife, em cerimônia fechada

Nesta sexta-feira (4), o novo comandante da Polícia Militar de Pernambuco tomou posse em cerimônia realizada a portas fechas, no Quartel do Derby

Suzyanne Freitas
Suzyanne Freitas
Publicado em 04/06/2021 às 13:00 | Atualizado em 21/11/2022 às 18:03
Reprodução/TV Jornal
FOTO: Reprodução/TV Jornal

Nesta sexta-feira (4), o novo comandante da Polícia Militar de Pernambuco tomou posse em cerimônia realizada a portas fechas, no Quartel do Derby, Área Central do Recife.

O coronel José Roberto Santana substituiu o coronel Vanildo Maranhão, que, segundo o Governo de Pernambuco, pediu exoneração três dias após a ação violenta de PMs no protesto contra Bolsonaro, no último sábado (29), onde dois homens perderam a visão de um dos olhos na ação.

A imprensa não pode participar da cerimônia, no Salão Nobre do edifício. A justificativa da corporação para limitar o acesso foi a pandemia de covid-19.

A justificativa da corporação para limitar o acesso foi a pandemia de covid-19.
A justificativa da corporação para limitar o acesso foi a pandemia de covid-19.
Reprodução/TV Jornal

Perfil do coronel José Roberto

O coronel José Roberto de Santana vinha exercendo a função de diretor de Planejamento Operacional da Polícia Militar.

VEJA TAMBÉM: Familiares de feridos em ato no Recife voltam à Procuradoria Geral do Estado para novas reuniões

Ele tinha como responsabilidade coordenar as quatro diretorias operacionais da corporação (DIM, DIRESP, DINTER I e DINTER II), correspondentes a um total de 51 unidades operacionais, entre batalhões e companhias independentes, de área e especializadas.

Ele tem 31 anos de efetivo serviço à Polícia Militar, tendo sido declarado aspirante a oficial PM em 1992, pela Academia de Polícia Militar do Paudalho.

Possui os seguintes cursos na área de Segurança Pública: Especialização em Gestão Governamental, Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais e Curso Superior de Polícia.

O coronel foi chefe da Unidade de Segurança do Palácio do Campo das Princesas, sede do Governo de Pernambuco, no período de 2001 a 2004; foi ajudante de Ordem do governador de Pernambuco no período de 2005 a 2006; e foi assistente do Comando Geral da PMPE, no período de 2011 a 2017. Possui ainda 14 condecorações de mérito.

Exoneração

O governo do estado anunciou na noite dessa terça-feira (1) a mudança do comando da Polícia Militar de Pernambuco (PMPE).

Numa nota enviada à imprensa, o Palácio do Campo das Princesas informou que o agora ex-comandante da corporação, Vanildo Maranhão, pediu exoneração do cargo; pedido que foi aceito pelo governador Paulo Câmara (PSB).

 

+VÍDEOS