DESCASO

Moradores denunciam canal coberto de entulhos em Peixinhos

De acordo com moradores, o problema no canal se arrasta há vários meses

Suzyanne Freitas
Suzyanne Freitas
Publicado em 08/01/2021 às 14:30 | Atualizado em 16/05/2023 às 14:28
Wellington Lima/TV Jornal
FOTO: Wellington Lima/TV Jornal

Um canal conhecido como 'Lava Tripa', localizado no bairro de Peixinhos, em Olinda, Grande Recife, está coberto de garrafas pet, caixas de isopor e sacolas plásticas. O material também ocupa as calçadas, e os pedestres precisam se arriscar entre os carros.

De acordo com o pintor automotivo, Valdemir do Nascimento, a limpeza não é feita há uns quatro meses, sem falar que a própria população não contribui. Segundo o lavador de carros, Shirlon Heleno, até acidentes já aconteceram no local.

Ponte

Na ponte, sobre o canal, a situação também é preocupante. Há uma grande quantidade de lixo, entulhos e restos de comida. Por conta do descaso, o pedestre tem que se arriscar entre os carros para passar pelo local.

Moradores da localidade vivem revoltados. Segundo eles, a coleta em cima da ponte acontece com frequência. No momento da reportagem, garis trabalhavam no trecho. Mesmo assim, pessoas não paravam de jogar lixo, na ponte.

O problema se repete na Avenida Beira Rio, também em Peixinhos. As margens do canal estão repletas de lixo e o mau cheiro chega a ser insuportável. Até animal morto já jogaram no lugar.

Prefeitura de Olinda

Em nota, a Prefeitura de Olinda informou que enviará uma equipe ao local para fazer um "levantamento das demandas do local".

O governo municipal também informou que há uma limpeza de entulhos programada para um trecho do canal Lava Tripa.

Confira nota na íntegra

"A Prefeitura de Olinda informa que a Secretaria Executiva de Serviços Públicos enviará uma equipe ainda hoje para fazer um levantamento das demandas do local. A pasta também já tem programada uma limpeza de entulhos no Canal Lava Tripas, no trecho entre a Perimetral e a Presidente Kennedy a ser executada até a próxima segunda-feira (11.01). O mesmo canal também receberá um serviço de marcro-drenagem, conforme a programação."

+VÍDEOS