pandemia

Lockdown não será prorrogado em Pernambuco, mas uso obrigatório de máscara permanece

O Governo de Pernambuco e a Prefeitura do Recife não estipularam prazo para reabertura do comércio

Por Robert Sarmento e Marcela Maranhão
Por Robert Sarmento e Marcela Maranhão
Publicado em 29/05/2020 às 18:50
Bruno Campos/TV Jornal
FOTO: Bruno Campos/TV Jornal

Em vigor desde o dia 16 de maio e com prazo até o próximo domingo (31), o Governo de Pernambuco confirmou que não vai prorrogar o lockdown nas cinco cidades da Região Metropolitana do Recife que estão com as medidas. No entanto, ainda de acordo com o governo estadual, o uso obrigatório de máscara permanece em todo o Estado.

A expectativa da população é saber como serão as regras após o fim do decreto de distanciamento social. O Governo de Pernambuco já apresentaram um plano de reabertura da economia, aumentando a ansiedade dos pernambucanos sobre o fim da quarentena.

>>>Diferença entre lockdown, quarentena e isolamento<<<

“Só teremos os dados completos com o resultado da quarentena no domingo, mas as informações preliminares mostram uma estabilização da epidemia. Não prorrogaremos as regras mais rígidas na Região Metropolitana, mas ainda precisamos manter o isolamento social”, afirmou o governador Paulo Câmara.

Expectativa reabertura comércio

Em coletiva online, o Prefeito do Recife, Geraldo Julio, anunciou que em junho começará a reabertura gradativa do comércio, mas não estipulou uma data. Nas redes sociais, circulam supostas informações com datas sobre o plano de reabertura de alguns setores do comércio. Uma das notícias falsas já foi desmentida.

Em nota oficial, O Governo de Pernambuco anunciou que não liberou o comércio ou qualquer atividade não essencial no Estado. Ainda de acordo com o governo, detalhes sobre o plano de reabertura da economia serão divulgados na segunda feira (01).

+VÍDEOS