Suspensão

Vacinação contra sarampo para público adulto está temporariamente suspensa

A prioridade está voltada para os bebês de seis meses à jovens menores de 20 anos

Suzyanne Freitas
Suzyanne Freitas
Publicado em 16/09/2019 às 15:44
Reprodução/TV Jornal Interior
FOTO: Reprodução/TV Jornal Interior

Devido a grande procura de vacinação em todas as unidades básicas, a Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) realizou mudanças e suspendeu, temporariamente, a partir desta segunda-feira (16), a vacinação contra o sarampo para a população adulta de Caruaru, no Agreste de Pernambuco. A prioridade contra o vírus é para bebês de seis meses à jovens menores de 20 anos. De acordo com o órgão, o objetivo é conseguir manter o padrão de imunização que a cidade está alcançando.

"Neste momento, em virtude da grande procura das pessoas e do abastecimento de vacina nas unidades, a gente está restringindo para a população até 19 anos", disse a Secretaria Executiva de Atenção Básica, Lilian Leite.

Casos de Sarampo

Em Pernambuco, 14 casos foram confirmados este ano. Dentre esses, 11 foram em cidades do Agreste, 3 deles em Caruaru.

Resposta da Secretaria na íntegra

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) informa que o Estado tem distribuído normalmente a vacina tríplice viral para os municípios pernambucanos. Até o último dia 05.09, foram liberadas mais de 685 mil doses do imunizante, sendo 172 mil doses extras apenas entre agosto e início de setembro. Para a IV Gerência Regional de Saúde (Geres), que engloba Caruaru e outros 31 municípios do Agreste, foram 122.400, sendo 52 mil doses extras desde agosto. Importante frisar que as vacinas são adquiridas pelo Ministério da Saúde (MS) e encaminhadas para os Estados de acordo com a população de cada um e a disponibilidade do insumo em todo território nacional. Além disso, é preciso frisar que não houve descontinuidade no abastecimento nos últimos anos.

Apesar do acréscimo, a SES-PE frisa a importância do uso consciente e racional da vacina tríplice viral, para evitar desabastecimento do insumo. De acordo com recomendação do Ministério da Saúde (MS), a vacina deve ser aplicada, prioritariamente, no público de 6 meses a menores de 5 anos e trabalhadores de saúde. Nos demais, até os 49 anos, é importante uma análise minuciosa da caderneta de vacinação para averiguar se o esquema vacinal já está completo ou não, inclusive nos casos de bloqueio vacinal. A SES-PE informa, ainda, que, na última semana, na Comissão Intergestores Regional (CIR), ficou decidido que os municípios da IV Geres seguiriam a ordem de prioridade recomendada pelo Ministério da Saúde. Por fim, a SES-PE ressalta que tem apoiado os gestores municipais nas suas estratégias para proteger o público com mais risco ao agravamento do sarampo.

+VÍDEOS