Caixa Tem

Auxílio emergencial: conta bloqueada? Veja se deve e quando pode ir a agência

Os usuários do Caixa Tem, usado no recebimento do auxílio emergencial, que tiveram contas bloqueadas, precisam seguir passos para realizar o desbloqueio

Karina Costa Albuquerque
Karina Costa Albuquerque
Publicado em 27/07/2020 às 11:55
Divulgação/Caixa
FOTO: Divulgação/Caixa

Os usuários do Caixa Tem, usado no recebimento do auxílio emergencial, que tiveram contas bloqueadas preventivamente por indícios de fraude precisam se dirigir a uma agência da Caixa Econômica Federal, segundo um calendário escalonado.

Nesta segunda-feira (27), começa o prazo para os nascidos em abril ou maio irem a uma agência regularizar sua situação. O prazo segue até 31 de julho.

>> Veja quem recebe auxílio emergencial e qual parcela nesta segunda (27)

Os que apresentaram inconsistência cadastral, podem realizar o envio de documentos por meio do aplicativo para realizar o desbloqueio das contas no Caixa Tem em até 24 horas.

O próprio aplicativo Caixa Tem apresentará as orientações necessárias, que o beneficiário deverá seguir.

>> Inscritos no app ou site: quando será próximo pagamento do auxílio emergencial?

>> Calendários de todas as parcelas do auxílio emergencial são divulgados

>> Ampliação do prazo do Bolsa Família também afeta o auxílio emergencial

Suspeita de Fraude

No caso de contas bloqueadas por indícios de fraudes no auxílio emergencial, os usuários serão informados por meio do aplicativo Caixa Tem para que se dirijam a uma agência, de acordo com calendário escalonado por mês de aniversário. Segundo o banco, o objetivo é evitar filas nas agências e aglomerações.

>> Auxílio Emergencial: 51% das pessoas precisam ir as agências da Caixa para desbloquear contas da poupança social

>> Auxílio emergencial: Caixa divulga datas para desbloqueio de contas

>> Auxílio emergencial: Mais de 1,3 milhão de CPFs podem ser bloqueados

Se, ao tentar acessar o aplicativo CAIXA Tem, você recebeu uma mensagem para regularizar o seu acesso, vá pessoalmente a uma agência, com um documento de identidade com foto, seguindo o calendário abaixo.

Mês de aniversário - Data para os desbloqueios (início)

  • Janeiro, fevereiro e março - até 24 de julho
  • Abril e maio - de 27 a 31 de julho
  • Junho e julho - de 3 a 7 de agosto
  • Agosto, setembro e outubro - de 10 a 14 de agosto
  • Novembro e dezembro - de 17 a 21 de agosto

>> Auxílio emergencial: veja o que fazer se a Caixa bloquear sua poupança

>> Auxílio emergencial chega à quarta parcela; veja calendários da Caixa

>> Perdeu o direito ao auxílio emergencial? Saiba o motivo e o que fazer

Inconsistência cadastral

Se você acessou o aplicativo, mas está suspenso por falta de documentação, acesse a função LIBERAR ACESSO, dentro do aplicativo CAIXA Tem.

Neste caso, não é preciso ir à agência para regularizar seu acesso. Os documentos podem ser enviados pelo aplicativo.

Atenção: somente o link repassado dentro do próprio aplicativo CAIXA Tem é confiável para o envio de documentos pessoais. Não confie em links divulgados na Internet.

>> Auxílio emergencial: pagamento é dividido em 4 lotes de beneficiários

>> Auxílio emergencial: Documentos para desbloqueio já podem ser enviados

>> Teve o auxílio emergencial bloqueado? Veja como desbloquear sua conta

>> Auxílio Emergencial: Veja se você pode ser excluído da quarta parcela

Combate a fraudes

O banco atua de forma conjunta com os órgãos de segurança pública para mitigar riscos de fraudes e garantir nível adequado de segurança no pagamento do auxílio emergencial e demais benefícios sociais.

A Caixa reforça que o aplicativo tem "múltiplos mecanismos integrados de segurança, mantendo-se inviolável e seguro”. “Recomenda-se aos usuários utilizar apenas os aplicativos oficiais da Caixa e jamais compartilhar informações pessoais”, diz o banco.

>> Quem recebe R$ 1.200 vai ter valor diferente na quarta parcela do auxílio emergencial?

>> Auxílio Emergencial: Confira orientação da Caixa para desbloqueio de contas

>> Auxílio Emergencial: Confira como comprar e pagar contas no Caixa Tem

Ainda tenho dúvidas. O que faço?

A prestação de informações o auxílio emergencial está disponível apenas por meio do aplicativo CAIXA | Auxílio Emergencial, do site do auxílio emergencial auxilio.caixa.gov.br e da central telefônica exclusiva 111. Confira os canais da Caixa Econômica Federal para mais informações sobre o benefício e o Caixa Tem:

  • auxilio.caixa.gov.br
  • Central de Atendimento CAIXA – 111
  • Central de Atendimento do Ministério da Cidadania – 121
  • twitter.com/caixa
  • facebook.com/caixa
  • instagram.com/caixa
  • youtube.com/user/canalcaixa

>> Advogado explica previsão de resposta para quem não recebeu o auxílio de R$ 600 e pagamento da quarta e quinta parcela

>> [Vídeo] Advogado esclarece dúvidas sobre o novo calendário e próximos pagamentos do auxílio emergencial