Investigação

Teste positivo para coronavírus em quem já teve a doença leva cientistas a investigarem se é possível reinfecção

Testes positivos para covid-19 em quem já teve a doença levou cientistas a investigarem se é possível reinfecção e quais as causas

Jornal da USP
Jornal da USP
Publicado em 10/08/2020 às 11:56
Pixabay
FOTO: Pixabay

Decifrar o novo coronavírus e todas as suas consequências têm sido uma tarefa intensa e árdua para profissionais da saúde e a comunidade científica.

Uma delas é saber se existe a possibilidade de reinfecção, uma vez que começam a surgir relatos sobre possíveis ocorrências.

O primeiro caso aconteceu em Boston, nos Estados Unidos, conforme publicação do American Journal of Emergency Medicine, em junho.

>> Vacina contra coronavírus só a partir de 2021, informa Fiocruz

>> Recife é a 2º capital do Nordeste com maior taxa de mortalidade devido ao coronavírus

>> Covid-19 põe em risco anos de progresso em saúde nas Américas, diz OMS

>> OMS: Índice de jovens com coronavírus triplica em 5 meses no mundo

Investigação

Pesquisadores da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP investigam o caso de uma técnica de enfermagem que, em maio, apresentou os sintomas da covid-19 (quadro de cefaleia mais intensa que habitual que evoluiu para mal-estar, fraqueza muscular, sensação febril, leve dor de garganta e congestão nasal).

Foi realizado um primeiro exame de RT-PCR (exame laboratorial que identifica moléculas do vírus), com material colhido no nariz e na garganta, e o resultado foi negativo. Mas como os sintomas persistiram, repetiram o exame no nono dia, confirmando, então, a presença do novo coronavírus. No décimo dia, os sintomas desapareceram.

Entretanto, 38 dias depois, 27 de junho, a paciente voltou a apresentar mal-estar, mialgia, cefaleia intensa, fadiga, fraqueza, sensação febril, dor de garganta, perda do olfato e diminuição do paladar, diarreia e tosse. Submetida a novo RT-PCR para o vírus SARS-CoV-2, o resultado foi positivo. Nos dois momentos a paciente evoluiu bem, não precisou de internação hospitalar.

>> Nova síndrome em crianças associada ao coronavírus é monitorada; entenda a doença

>> Coronavírus: Mulheres são mais afetadas por crise econômica na pandemia

>> Coronavírus: Araripina e Ouricuri retrocedem no Plano de Convivência e entram em isolamento social rígido

>> Infectologista explica que transporte público pode ser vetor importante na propagação do coronavírus

Anticorpos

Segundo o professor Fernando Bellissimo Rodrigues, o diagnóstico da covid-19 é baseado em três pilares: sintomas clínicos, exames laboratoriais e epidemiologia (contato com outros infectados), todos afirmativos nesse caso. “Ao que tudo indica, inclusive o exame sorológico, é que a paciente não desenvolveu anticorpos suficientes quando testou positivo em maio”, analisa o professor, que alerta tratar-se de um caso muito raro. Bellissimo afirma que será necessária uma investigação mais profunda para entender como a imunidade se comporta, o que pode contribuir até para o desenvolvimento das vacinas.

Perguntado sobre a possibilidade de resquícios do vírus terem permanecido no organismo da paciente, o professor lembra que, nesses casos, os pacientes não apresentaram sintomas novos, o que não é o caso dessa paciente de Ribeirão Preto. “Nesse caso, se fosse resquício do vírus, pelo que vem sendo relatado de outros casos no mundo, ela não teria novos sintomas, como a anosmia [olfato prejudicado], por exemplo, muito específico dessa doença e que ela não teve no primeiro teste”, diz.

O professor lembra que estamos no meio de uma pandemia e ela teve novo contato com indivíduo positivo e, ainda, desenvolveu novos sintomas da doença, portanto, tudo leva a crer se tratar de uma reinfecção.

A possibilidade de que um ou mais dos exames virológicos e sorológicos tenham apresentado resultado falso-positivo também foi aventada. “Parece muito remota, dada a conjunção das evidências. Mas essa constatação traz implicações clínicas e epidemiológicas que precisam ser analisadas com cuidado pelas autoridades em saúde.

Esse caso, por exemplo, foi notificado à Vigilância Epidemiológica Municipal, que repassou ao Centro de Vigilância Epidemiológica do Estado”, informa o professor.

>> Coronavírus: Pernambuco regulamenta lei que torna obrigatório o uso de máscaras

>> Infectologista responde como algumas pessoas possuem defesa contra o novo coronavírus mesmo sem terem sido infectadas

>> Coronavírus: Procape fecha enfermaria e UTI pediátrica por causa de funcionários doentes

>> Professora, paciente de número 2.500 diagnosticada no Recife com coronavírus recebe alta

"Tudo é possível"

Para o professor Afonso Diniz Costa Passos, da FMRP e coordenador do Núcleo de Vigilância Epidemiológica do Hospital das Clínicas da FMRP, essa é uma doença muito recente e nova, com aprendizado muito lento. “No plano teórico tudo é possível, mas devemos lembrar que a possibilidade dessa ocorrência é extremamente rara, ou teríamos um quadro diferente dessa pandemia no mundo, portanto, não devemos de maneira nenhuma colocar pânico nas pessoas.”

Passos ainda enfatiza que, em epidemiologia, não se produz certezas, “com bons estudos se produz evidências, como a que aconteceu no HC-FMRP”.

Mais dois casos investigados no Hospital das Clínicas de São Paulo

Pesquisadores do Hospital das Clínicas (HC) da Faculdade de Medicina (FMUSP) da USP, na capital paulista, também estão investigando dois casos de pessoas diagnosticadas há alguns meses com covid-19 e que agora, ao terem novos sintomas leves associados à doença, foram surpreendidas com o resultado positivo para SARS-CoV-2 ao fazerem um novo teste RT-PCR .

A professora Anna Sara Shafferman Levin, da FMUSP, explicou ao Jornal da USP que a certeza sobre o que está acontecendo virá somente após uma investigação detalhada por meio de sequenciamento do material genético dos pacientes e da cultura em laboratório das amostras do vírus, além de testes que possam detectar a presença de outros agentes infecciosos. Também é preciso acalmar a população, pois geralmente os casos relatados apresentam sintomas leves e ainda não há evidências de que essas pessoas possam ser transmissoras da doença ou que haja algum problema com a imunidade delas.

“A gente tem conversado com as pessoas, e é um fenômeno bem frequente. Muitos que tiveram infecção dois ou três meses atrás, com a covid confirmada via RT-PCR, agora tiveram novos sintomas leves e um novo teste RT-PCR deu positivo”, conta a médica, lembrando que esse é um fenômeno mundial.

Esse quadro, relata Anna Sara, leva a uma série de perguntas: isso significa que é a mesma infecção? Ou a pessoa pegou covid-19 mais uma vez, pois foi exposta ao vírus novamente? Neste último caso, isso significaria que ela não desenvolveu imunidade na primeira infecção? Ou os sintomas que ela apresenta são, na verdade, de influenza, rinovírus ou de qualquer outra infecção que atinja as vias respiratórias, mas o teste continua positivo devido a fragmentos do vírus da infecção passada, visto que o teste pode ficar positivo durante muito tempo? Essas são algumas questões que estão norteando o trabalho dos pesquisadores. E atualmente há mais perguntas que respostas.

Hipóteses

De acordo com Anna Sara, o resultado positivo e os sintomas podem ser explicados a partir de algumas hipóteses. A primeira delas é que o teste RT-PCR , por ser muito sensível, pode estar detectando um fragmento do vírus da infecção ocorrida meses atrás. E os sintomas poderiam ser resultado de alguma outra infecção respiratória que não a covid-19.

“Neste ano, a predominância é do novo coronavírus, mas é preciso lembrar que outros vírus continuam circulando, como o da influenza ou o rinovírus”, relata. Neste caso, seria interessante recuperar a amostra da infecção anterior por covid-19 e fazer o sequenciamento genético das duas amostras para ver se é o mesmo vírus ou não.

Anna Sara conta que algo muito comum que acontece, principalmente em crianças, é elas apresentarem uma infecção respiratória por vírus e, meses depois, quando já estão bem, um exame positivo detecta a mesma infecção. Mas isso não significa que estejam, naquele momento, com a doença ou mesmo transmitindo. O mesmo poderia estar ocorrendo com essas pessoas que testaram novamente positivo para covid-19.

A pesquisadora levanta ainda uma outra possibilidade: que, de fato, seja o mesmo vírus, e esteja ocorrendo uma recidiva da covid-19. Há também outra hipótese que não pode ser descartada: a pessoa se expôs ao vírus e foi infectada novamente. São casos que levantam dúvidas quanto à existência ou não de imunidade para a covid-19, mas é preciso cautela ao analisar os dados.

Diante de tantas perguntas, é preciso investigar tudo com muita calma. A médica recorda que há relatos semelhantes no Brasil e em vários lugares do mundo e até agora ninguém chegou a conclusão nenhuma. “Ninguém conseguiu provar que houve, de fato, uma reinfecção ou mesmo se há ausência de imunidade [para covid-19] nessas pessoas”, diz.

Talvez tenhamos essas respostas somente após o sequenciamento genético das amostras e da cultura do vírus em laboratório, além dos testes para detectar outros agentes infecciosos. “Essas investigações não são feitas de uma hora para outra. É fácil fazer testes para outros agentes, para outros vírus, são testes relativamente fáceis. Agora, recuperar a amostra do passado, se é que ela existe, e fazer sequenciamento genômico para ver se os vírus são iguais são técnicas mais demoradas, coisas mais complicadas”, aponta a pesquisadora.

Segundo Anna Sara, esses relatos trazem uma repercussão importante para os cientistas, no sentido de trazer respostas para as questões levantadas. Mas não fazem muita diferença para a população, visto que os sintomas relatados pelos pacientes são leves.

O que precisa ser enfatizado, ressalta a médica, é que, diante desse quadro, muitas pessoas estão angustiadas, então é preciso manter a calma. Os cientistas estão investigando muito mais para entender o que está acontecendo do que pelos sintomas que as pessoas têm apresentado. “As pessoas ficam com resfriado e decidem fazer o teste de novo porque ficam temerosas, mas os cientistas querem saber o que está acontecendo”, finaliza.

>> Mulher com doença na mama faz apelo para conseguir atendimento no SUS
>> Mãe enfrenta problema de saúde, perde auxílio do governo e faz apelo para cuidar da filha com deficiência intelectual e epilepsia
>> Campanha incentiva doação de sangue no Brasil
>> Grávida afirma ter sido vítima de golpe e precisa de doações após ficar sem benefício do governo
>> ONG distribui 450 refeições para comunidade em Olinda; veja como doar

O que é coronavírus?

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

>> Núcleo de Apoio à Criança com Câncer afirma que doações caíram pela metade por causa do coronavírus
>> Pandemia do coronavírus: Lar do Neném pede doações para se manter
>> Delegacia de Boa Viagem e ONG fazem campanhas para arrecadar doações
>> Hospital de Câncer precisa de ajuda para continuar atendendo pacientes
>> Paróquia do Santíssimo Sacramento de Santo Antônio realiza campanha de arrecadação de máscaras para moradores de rua

A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.

Como prevenir o coronavírus?

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.
  • Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.
  • Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (mascára cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).
  • Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.

Confira o passo a passo de como lavar as mãos de forma adequada: