litoral

Grande quantidade de caravelas nas praias assustam banhistas em Pernambuco

Vários banhistas fizeram registros das caravelas na orla das praias

Com informações de Michael Carvalho e Adriana Victor
Com informações de Michael Carvalho e Adriana Victor
Publicado em 23/07/2020 às 19:22
 João Castelo Branco/Cortesia
FOTO: João Castelo Branco/Cortesia

Quem circula pelas orlas do litoral pernambucano deve ter percebido a grande quantidade de caravelas na orla das praias. De acordo com os especialistas, Os fortes ventos e a temperatura da água podem estar influenciando nesse fenômeno. O aparecimento das caravelas tem chamado a atenção dos banhistas.

Segundo o corpo de bombeiros, todos precisam ficar atentos na hora de ir a praia. Em caso de queimadura, o sargento Santana alerta que não se pode esfregar o local atingido pela caravela.

Caravelas nas praias

No início do mês, moradores de Maragogi, em Alagoas e Tamandaré, no Litoral Sul de Pernambuco já tinham se assustado com a quantidade de animais marinhos na faixa de areia. As caravelas também teriam sido vistas na orla de Jaboatão dos Guararapes e na Praia de Boa Viagem. A visualização é possível principalmente nos horários de maré baixa.

De acordo com o biólogo, Ebenezer Lobão, o aparecimento das caravelas é normal. No entanto, neste período do ano, pode estar sofrendo algumas interferências, entre elas, a diminuição de banhistas no mar durante a pandemia do novo coronavírus, época de ventos mais fortes em direção ao litoral e temperatura da água adequada para reprodução desses animais.

Riscos

O perigo das caravelas que é seus tentáculos soltam toxinas quando tocam na pele dos banhistas, podendo provocar queimaduras. “Elas podem causar danos à saúde, principalmente se mantemos contato com seus tentáculos”, alertou Clemente Coelho Júnior, professor do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade de Pernambuco (UPE). “O importante é que não se toque nelas. Caso sejam encontradas caravelas maiores, é bom que se avise aos salvaguardas e às autoridades locais''.

+VÍDEOS