Vandalismo

Rua da Aurora, um dos cartões postais do Recife, é alvo de vandalismo

A Rua da Aurora vem sofrendo com pichações, falta de manutenção e até mesmo com roubos de partes das estruturas que ficam ao longo da via

Suzyanne Freitas
Suzyanne Freitas
Publicado em 31/03/2021 às 14:50 | Atualizado em 27/09/2022 às 7:35
Tião Siqueira/TV Jornal
FOTO: Tião Siqueira/TV Jornal

A Rua da Aurora, localizada na Área Central do Recife, é um dos cartões postais da cidade. Ela é conhecida pelas belezas e pelo charme a beira do Rio Capibaribe.

Não há quem passe pela rua e pare para registrar fotos e vídeos da paisagem. Contudo, a rua tem sido alvo de vandalismo frequente.

Em alguns trechos, já não há mais luminárias. Os parapeitos enferrujados e os azulejos quebrados revelam a falta de manutenção no local.

>> Agência do Bradesco é alvo de vandalismo e suspeito é preso após alarme disparar em Afogados

Além disso, há pichações por todas as partes nas placas de informação e em monumentos históricos, como por exemplo, nos bancos, que estão quebrados.

Em outros trechos, a equipe de reportagem da TV Jornal percebeu a ação de funcionários da prefeitura fazendo a manutenção do piso, mas, em outros, ainda foram constatados buracos no pista.

O contador Givaldo Oliveira e a técnica em laboratório Riselda Gomes que caminham pela rua, todos os dias, lamentam a degradação da rua.

Roubos

E não bastasse a falta de manutenção, em alguns trechos, a Rua da Aurora também sofre com a ação dos vândalos e de ladrões que acabam roubando pedestres e até mesmo partes da estrutura da via.

Na semana passada, um morador da área flagrou a ação de um homem roubando parte do parapeito da rua. Logo depois de retirar a grade, o suspeito vai embora tranquilamente sem ser importunado.

Ladeiras históricas de Olinda são alvo de pichações

As ladeiras de Olinda vêm sendo alvo de pichações. Um dos cartões postais de Pernambuco e do Brasil está marcado pelo vandalismo. Na entrada da cidade, o Prédio dos Correios está todo manchado.

Mais a frente, na Praça do Carmo, na Rua do Sol, ponto de encontro de foliões na época de carnaval, duas estátuas representantes do tempo da maçonaria também não escaparam da ação dos vândalos.

Já na ladeira do Bonfim e nos Quatro Cantos, é possível encontrar mais pichação nos muros das casas.

Crime de pichação

Pichar edificação ou monumento urbano é crime e está na Lei Federal Ambiental de 1998, que determina multa e detenção, de três meses a um ano de reclusão, para quem for pego cometendo o ato.

+VÍDEOS