
Em número absoluto, a capital fica em 3º lugar, na taxa de mortalidade pelo novo coronavírus (covid-19)
Levantamento foi realizado pelo Jorna do Commercio, com base nos números oficiais divulgados pelas secretarias municipais de saúde - Foto: AMAZÔNIA REAL
O Recife é a capital do Nordeste com a maior taxa de mortalidade pelo coronavírus, a cada 100 mil habitantes, no Nordeste. É o que revela um levantamento feito pelo Jornal do Commercio, com base nos números oficiais divulgados pelas secretarias municipais de saúde.
A pesquisadora da Fiocruz, Ana, explicou os valores altos, na capital. "O Recife lidera a taxa de mortalidade, desde o começo da pandemia. O risco de morte, uma vez tendo contraído a covid-19. Se compararmos com a cidade de São Paulo, que foi o principal epicentro da pandemia e tem sete vezes mais habitantes do que o Recife, nós temos uma taxa 40% maior", explicou.
Em números absolutos, a cidade fica em 3º lugar. "Números absolutos se relacionam com a população para a gente poder avaliar os riscos. Também mostram a carga de morte por covid-19 na cidade, sendo superada apenas pela cidade de Fortaleza e Salvador", falou a pesquisadora.
Confira a nota da Prefeitura do Recife, na íntegra:
Em nota, a Prefeitura do Recife informou que a cidade viveu um pico da doença muito cedo. Que é natural que apresente número acumulado maior do que outros municípios que tiveram o ápice da doença depois. A prefeitura reforçou que os números estão caindo e apresentou em setembro queda de mais de cinquenta por cento se comparado com o mês de agosto.
Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.
A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.
O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:
Os dados foram confirmados pela SES-PE
De acordo com os manifestantes, policiais militares confundiram o adolescente com um suspeito e atiraram contra ele.
A TV Jornal questiona os 11 candidatos à Prefeitura do Recife sobre seus projetos para a gestão pública do Recife. Thiago Santos (UP) é o oitavo candidato a ser entrevistado