PANDEMIA

Expresso da vacina: Em Olinda, ônibus leva vacinação contra covid-19 a idosos; veja como funciona

A iniciativa é pioneira no Brasil, e vai garantir a aplicação da segunda dose da vacina contra a covid-19 para quem tem mais de 60 anos 

Suzyanne Freitas
Suzyanne Freitas
Publicado em 04/05/2021 às 11:32
Divulgação
FOTO: Divulgação

Um ônibus passou a circular, nesta terça-feira (4) levando doses da vacina contra covid-19 para os idosos na cidade de Olinda, Grande Recife. Em vez de passageiros, profissionais de saúde e doses da vacina ocupam o coletivo. A linha do ônibus é apenas uma: 'Expresso da vacina'. O coletivo recebeu adesivo especial e irá percorrer os bairros de Olinda distribuindo esperança a quem precisa ser imunizado contra a doença.

A iniciativa do projeto partiu de um consórcio de empresas de ônibus que atua na Região Metropolitana. que decidiu procurar a Prefeitura de Olinda para ajudar na campanha de vacinação da cidade. A ação vai durar, inicialmente, dois meses.

"O Conorte é responsável, diariamente, pelo transporte de milhares de olindenses e, por isso, queremos ajudar a Prefeitura neste desafio. Com o ônibus vamos poder levar doses para os bairros mais distantes dos postos disponíveis, facilitando o acesso dos moradores. Só vamos minimizar o número de casos da doença, quando a maior parte da população estiver vacinada. O momento é de juntar forças para combater o Coronavírus", disse Diego Benevides gerente institucional do Consórcio Conorte.

>> Covid-19: Pontos de vacinação do Recife passam por mudanças; confira

Projeto

O projeto é pioneiro no país e acontece em caráter experimental. A expectativa é que, pelo menos, 500 idosos sejam imunizados com a segunda dose contra a covid-19, nas próximas duas semanas.

>> Covid-19: Vacinação reduz pela metade morte entre idosos com mais de 80 anos, diz pequisa

Expresso

O Expresso da Vacina estará nas ruas da cidade, todas as terças e quintas. Suzana Ribeiro, que é secretária Executiva de Saúde de Olinda, esclarece que apenas idosos que precisam tomar a segunda dose serão vacinados no novo ponto itinerante. A imunização será feita por demanda espontânea.

+VÍDEOS