GRANDE RECIFE

Em Peixinhos, 40 famílias temem perder suas casas por causa de projeto do Governo

As famílias alegam que a CEHAB comunicou aos moradores que eles precisarão deixar suas casas, sem negociação, nem avaliação real dos imóveis

Suzyanne Freitas
Suzyanne Freitas
Publicado em 26/04/2021 às 12:01
BERG ALVES/TV Jornal
FOTO: BERG ALVES/TV Jornal

No bairro de Peixinhos, em Olinda, Grande Recife, 40 famílias alegam que a Companha Estadual de Habitação e Obras (CEABH) comunicou aos moradores que eles precisarão deixar suas casas, diante de uma desapropriação programada para acontecer na área, ainda neste ano.

A família da Cristiane da Silva mora há 39 anos na Rua Floresta, em Peixinhos. De acordo com Cristiane, ela, o marido, o filho e os pais vão ter que deixar suas casas. Sem negociação, nem avaliação real dos imóveis, ainda segundo Cristiane, já foram informados que o valor pago às famílias será de R$ 60 mil.

Já Edna Maria, que também na mesma rua, há 51 anos, contou que não quer sair do lugar onde vive. Ela diz que sua residência é regada de lembranças e falou que o valor pago pela companhia não dá para comprar outra casa.

Governo

Ainda segundo os moradores, para alguns pessoas, os funcionários da CEHAB disseram que a visita feita por eles às casas era o preenchimento de um questionário socioeconômico, e apenas para alguns falaram sobre a desapropriação.

Os moradores já tentaram ser recebidos pelo prefeito, para tentar entender o projeto e reverter a situação, mas ainda não conseguiram.

>> TCE: Decretos de aquisição de imóveis para Secretaria de Educação do Recife são suspensos

Nota da Prefeitura de Olinda

Confira a nota da Prefeitura de Olinda na íntegra:

A CEHAB e a obra por ela administrada não são de competência da Prefeitura de Olinda. A Prefeitura de Olinda, desde 2017, realiza um importante pacote de infraestrutura por toda cidade. Já foram mais de cem vias que receberam requalificação completa, com nova pavimentação, sistema de drenagem, calçadas com acessibilidade e reforço na iluminação. Em Peixinhos, um dos exemplos é o investimento na Nova Avenida Presidente Kennedy, que está resgatando a economia e a qualidade de vida de quem mora na região.

Nota da CEHAB

Veja a nota da CEHAB na íntegra:

Em relação à reclamação dos moradores da rua Floresta, no bairro de Peixinhos, em Olinda, a Companhia Estadual de Habitação e Obras informa que existe um projeto que prevê a requalificação de algumas vias do bairro para desafogar o fluxo de veículos na avenida Presidente Kennedy. A Cehab realizou reunião com os moradores para esclarecimento do projeto, mas ainda não conseguiu concluir o levantamento topográfico da área, devido à não permissão de acesso em alguns imóveis. Após a conclusão deste estudo, as residências de interesse no projeto serão mapeadas e os moradores chamados para negociação.

+VÍDEOS