Análise de cadastro

Veja nova forma de contestar pedido negado do auxílio emergencial

Confira todas as formas de contestar pedidos negados de auxílio emergencial até agora

Karina Costa Albuquerque
Karina Costa Albuquerque
Publicado em 05/08/2020 às 9:36
Marcelo Camargo/Agência Brasil
FOTO: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O Governo Federal habilitou um novo canal para aqueles que tiverem o pedido de recebimento do Auxílio Emergencial negado. A solicitação pode ser feita pelo site da Dataprev.

Além dessa ferramenta, já estavam disponíveis o site da Caixa Econômica Federal, o aplicativo Caixa - Auxílio Emergencial e a solicitação via Defensoria Pública da União (DPU).

>> Auxílio emergencial: Caixa paga 1º, 2º, 3º e 4º parcela nesta quarta

>> Auxílio emergencial: inscritos no app ou site recebem nesta quarta (5)

Público-alvo

O canal da Dataprev é voltado, principalmente, para os casos em que o indeferimento se dá em virtude de alteração da situação da pessoa com a atualização da base de dados cadastrais, por exemplo:

  • cidadãos que eram menores de idade e que completaram 18 anos
  • cidadãos foram servidores públicos ou militares e não tenham mais o referido vínculo
  • pessoas que perderam o emprego e não têm direito a auxílio desemprego ou não recebem o Benefício Emergencial de Preservação do Emprego e da Renda.

>> Auxílio emergencial: Caixa divulga novo calendário de pagamento

>> Novo calendário: confira todas as datas do auxílio emergencial até agora

>> Pedidos revistos: Mais 1,15 milhão vão receber auxílio emergencial

>> Auxílio emergencial: novos beneficiários começam a receber nesta quarta (5)

Como contestar

A contestação é bem simples: na tela onde consta a mensagem do resultado do processamento, no site da Dataprev, caso o cidadão não concorde com o motivo da não aprovação do benefício, e tem como demonstrar que o resultado não retrata a realidade, basta apertar o botão “contestar análise”, que aparecerá abaixo da informação do critério de não aprovação para que o cidadão possa pedir a contestação.

>> Auxílio emergencial: Senadores criticam veto à prioridade para mãe chefe de família

>> Caixa Econômica atualiza informações sobre auxílio emergencial

>> Auxílio emergencial: veja calendário da 5º parcela do Bolsa Família

>> Auxílio emergencial: veja se precisa desbloquear conta a nesta semana

Contestações

A Dataprev já está processando as contestações feitas por meio das plataformas digitais da Caixa com dados mais atualizados. Mais de 800 mil pessoas, consideradas inicialmente inelegíveis, já foram beneficiadas com o auxílio emergencial, pela contestação através do aplicativo e começam a receber sua primeira parcela do auxílio emergencial no dia 5 de agosto, conforme calendário divulgado na Portaria nº 453, de 31 de julho de 2020 (https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-453-de-31-de-julho-de-2020-269967247).

Outras 300 mil, que tiveram o auxílio negado em função de constarem vínculo com as forças armadas ou com serviço público estadual ou municipal, também foram beneficiadas pela contestação, pois foi constatado que o vínculo não existia mais.

Assim, quem solicitou mas teve o auxílio negado, por exemplo, por um dos motivos acima, poderá contestar e terá o pedido reavaliado com as informações atualizadas. O objetivo é que as análises se aproximem ao máximo possível da situação atual do cidadão, minimizando ou até mesmo eliminando injustiças.

A resposta após o reprocessamento será informada por meio das plataformas digitais da Caixa (site ou aplicativo) e pelo site da Dataprev.

>> Alunos de medicina afirmam que tiveram os CPFs usados irregularmente em pedidos do auxílio emergencial

>> Nascidos até março já podem sacar o auxílio emergencial; veja como

>> Projeto dá prazo para pessoas em situação de rua solicitarem auxílio emergencial

>> Auxílio emergencial tem 903.719 cadastros inconclusivos; Veja o que fazer

Números gerais

Mais de 108,9 milhões de cadastros já foram processados pela Caixa. Ao todo, mais de 66,9 milhões de pessoas já receberam o Auxílio Emergencial do Governo Federal (https://aplicacoes.mds.gov.br/sagi/vis/data3/index.php?g=2). Segundo dados desta segunda-feira (03.08) da Caixa Econômica Federal, 438,5 mil estão em reanálise.

>> Auxílio Emergencial: Inconsistência cadastral pode ser resolvida no app

>> Perdeu o direito ao auxílio emergencial? Saiba o motivo e o que fazer

>> Auxílio emergencial: saiba o que fazer caso o aplicativo Caixa Tem não funcione

>> Auxílio Emergencial: Confira como comprar e pagar contas no Caixa Tem

Contestação pela DPU

Uma parceria entre Ministério da Cidadania e Defensoria Pública da União também permite solucionar o caso de pessoas que tiveram o registro indeferido por meio administrativo, sem necessidade de judicialização. Os procedimentos para a utilização da plataforma de contestação extrajudicial estão detalhados na Portaria Conjunta Número 5, publicada no Diário Oficial da União em 9 de julho.

“O acordo que firmamos permite que a Defensoria Pública da União, que está em todos os estados, possa dar essa assistência, que é gratuita, ao cidadão. O cidadão vai buscar o seu direito e, caso esteja dentro do que a lei determina, receberá o auxílio”, explica Onyx Lorenzoni.

Dúvidas sobre o auxílio emergencial

A prestação de informações o auxílio emergencial está disponível apenas por meio do aplicativo CAIXA | Auxílio Emergencial, do site do auxílio emergencial auxilio.caixa.gov.br e da central telefônica exclusiva 111. Confira os canais da Caixa Econômica Federal para mais informações sobre o benefício e o Caixa Tem:

  • auxilio.caixa.gov.br
  • Central de Atendimento CAIXA – 111
  • Central de Atendimento do Ministério da Cidadania – 121
  • twitter.com/caixa
  • facebook.com/caixa
  • instagram.com/caixa
  • youtube.com/user/canalcaixa