covid-19

‘’Os primeiros 15 e 20 dias (de maio) devem ser duríssimos para Pernambuco’’, afirma secretário de saúde sobre o coronavírus

De acordo com André Longo, o crescente número de casos pressiona o sistema de saúde

Robert Sarmento
Robert Sarmento
Publicado em 27/04/2020 às 19:52
YACY RIBEIRO/JC IMAGEM
FOTO: YACY RIBEIRO/JC IMAGEM

Em coletiva online, nesta segunda-feira (27), o secretário estadual de saúde, André Longo, alertou que dias duríssimos no enfrentamento da pandemia do novo coronavírus em Pernambuco podem ocorrer nas duas primeiras semanas de maio, caso as pessoas não obedeçam o isolamento social.

Até esta segunda-feira (27), a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) totaliza 5.358 casos do coronavírus e 450 mortes pela covid-19.

‘’Do ponto de vista da aceleração da curva atual, que ainda pressiona nosso sistema de saúde, nós podemos atingir o pico de óbitos ainda no mês de maio. Os primeiros 15 e 20 dias devem ser duríssimos para Pernambuco, se a gente não ampliar o distanciamento social. Nós vamos fazer a nossa parte. Vamos ampliar leitos todos os dias’’, afirmou o secretário estadual de saúde, André Longo.

O que é coronavírus?

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

Como prevenir o coronavírus?

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.
  • Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.
  • Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (máscara cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).
  • Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.

+VÍDEOS