APELO

Operadora de telemarketing com câncer de mama não consegue benefício no INSS e denuncia negligência

A mulher está há quatro meses sem receber dinheiro.

Catêrine Costa
Catêrine Costa
Publicado em 18/05/2022 às 16:19 | Atualizado em 18/05/2022 às 16:21
Notícia
Imagens: Léo Freitas
A operadora de telemarketing luta para conseguir benefício do INSS - FOTO: Imagens: Léo Freitas

A operadora de telemarketing Danielle Hipolito descobriu em novembro de 2021 que estava com câncer de mama. Em dezembro do mesmo ano iniciou um tratamento. 

Desde lá, ela já passou por mais de 10 sessões de quimioterapia, só que não consegue dar entrada no auxílio doença. 

Tudo isso porque no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) a perícia dela não foi registrada, e nenhum documento que comprove a ida ao órgão para realizar o procedimento foi entregue.

"A empresa marcou a perícia no dia 17 de fevereiro, eu compareci à perícia, ficou faltando uma documentação que foi entregue dia 21 do mesmo mês. Foi entregue a doutora que me atendeu. Mas eles estão alegando que eu não fiz a perícia", contou a mulher que está há quatro meses sem receber dinheiro.

Ela revela que já abriu uma queixa na ouvidoria e ninguém resolveu.

O advogado Fernando Garcia, especialista em direito processual, trabalhista e previdenciário explica que a falta do documento, que deveria ter sido entregue pelo INSS para Danielle, vai atrasar ainda mais para que ela receba o benefício.

"Pode-se dizer que é uma obrigação do INSS ter fornecido essa documentação de comparecimento. Acaso se procure a justiça, vai sentir um pouco de dificuldade para se provar no sentido de que já foi feito em outra oportunidade", disse o especialista. 

Segundo Daniele, uma nova perícia já está agendada para o próximo mês.

NOTA INSS

Veja nota enviada pelo INSS na íntegra:

O INSS informa que o requerimento da Sra. Danielle Hipólito aguarda parecer da Perícia Médica Federal (PMF). O Instituto ressalta que a PMF é coordenada pela Subsecretaria de Perícia Médica Federal, vinculada ao Ministério do Trabalho e Previdência. Dessa forma, os pedidos de informação acerca das atividades relacionadas à Perícia Médica devem ser encaminhados para o e-mail [email protected] e [email protected] .

+VÍDEOS