Violência

Morre turista alemão de 81 anos ferido durante assalto no centro do Recife

O turista alemão e o esposo foram vítimas de um assalto no último dia 8 de dezembro do Pátio do Carmo, bairro de São José, Centro do Recife.

Catêrine Costa
Catêrine Costa
Publicado em 14/12/2022 às 15:21 | Atualizado em 14/12/2022 às 17:41
Notícia
Wellington Lima / TV Jornal
Morre turista vítima de assalto no centro do Recife - FOTO: Wellington Lima / TV Jornal

Foi anunciado nesta quarta-feira (14) a morte do turista alemão, de 81 anos, vítima de assalto no momento em que fotografava a igreja do Carmo, no bairro de São José, centro do Recife.

O anúncio foi feito pela delegada Polyanne Farias, titular da Diretoria Integrada Especializada (Diresp) da Polícia Civil de Pernambuco.

Até o momento, o hospital particular em que o turista foi internado não se pronunciou oficialmente sobre o caso. 

>>Morte de turista prova que "operação policial" no Centro do Recife é ineficaz. Falta PM em todo o Estado

ENTENDA O CASO

O crime ocorreu na última quinta-feira (8) no Pátio do Carmo, centro do Recife. Werner Duysen Gurkasch e o marido, estavam em um cruzeiro pelo nordeste brasileiro, quando decidiram descer da embarcação para um passeio. Na ação criminosa, as vítimas foram espancadas e ficaram feridas.

Reprodução/Redes Sociais
Werner Duysen Gurkasch, 81 anos, morreu após ser ferido em um assalto no centro do Recife. - Reprodução/Redes Sociais

O alemão de 81 anos ficou em estado mais grave e precisou ser internado em um hospital particular do Recife. Ele foi atingido na cabeça com um instrumento contundente.

PRISÃO

Na última terça-feira (13) um homem de 27 anos foi preso em flagrante por policiais do Batalhão de Radiopatrulha da Polícia Militar. Ele estava praticando outro assalto no mesmo local que assaltou os turistas, junto com um comparsa de 26 anos.

Eles foram conduzidos ao Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).

De acordo com o comandante do Batalhão, o tenente coronel Wanbergson Correia Melo, o homem  confessou a participação no assalto aos turistas. 

Com o suspeito foi encontrado os óculos de um dos turistas. A corrente e o relógio de luxo das vítimas ainda não foram recuperados. As primeiras informações apontavam que os criminosos haviam esfaqueado um dos alemães, mas essa versão foi negada pela polícia.

CONSULADO DA ALEMANHA

O consulado da Alemanha lamentou a morte do turista. Veja nota íntegra:

"O Consulado Geral da Alemanha em Recife lamenta o ocorrido. O caso foi acompanhado desde o início e foi prestada a assistência aos cidadãos alemães. Informações adicionais de cunho privado nao poderão ser compartilhadas".

PORTO DO RECIFE

O Porto do Recife também lamentou o ocorrido. Veja nota:

"A Porto do Recife S.A. lamenta o falecimento do turista alemão, Werner Duysen Gurkasch, o qual desembarcou do navio Norwegian Star, através do Terminal Marítimo de Passageiros e foi vítima de assalto e agressão próximo à avenida Dantas Barreto, na última quinta-feira (08/12).

A Porto do Recife S.A. reforça que toda a assistência possível foi prestada à vítima até ela ser encaminhada para o hospital e que a Secretaria de Defesa Social do estado está à frente das investigações.

Sobre o traslado do corpo, de acordo com informações do agente do navio, o passageiro era detentor de um seguro internacional de viagem (recomendado para viajantes em trânsito internacional), o qual foi acionado e está tratando do assunto junto ao consulado alemão'.

POLÍCIA CIVIL

Veja nota na íntegra:

"A Polícia Civil de Pernambuco informa que as investigações do latrocínio (roubo seguido de morte), estão sendo conduzidas pela 1ª Delegacia de Polícia de Homicídios, do Departamento de Homicídios de Proteção à Pessoa (DHPP).

Um dos envolvidos no crime que vitimou o turista alemão, já foi identificado e preso por outro delito e foi realizada a apreensão de parte do produto do roubo. A PCPE reforça que as diligências seguirão com total empenho até a completa elucidação".

Viúvo de TURISTA ALEMÃO morto no RECIFE presta depoimento

depoimento

+VÍDEOS