TRAGÉDIA

Tragédia que deixou 130 mortos por fortes chuvas em Pernambuco completa 1 mês; confira reportagem especial

Ao todo, 130 pessoas morreram em 7 diferentes cidades de Pernambuco.

Gustavo Henrique
Gustavo Henrique
Publicado em 28/06/2022 às 12:43 | Atualizado em 28/06/2022 às 15:27
Notícia
 KATARINA MORAES/JC
Comunidade foi o ponto com mais mortes em Pernambuco após fortes chuvas caírem no sábado (28) - FOTO: KATARINA MORAES/JC

Nesta terça-feira, 28 de junho, são completados exatos 30 dias do maior desastre natural em números de mortos em Pernambuco.

As primeiras mortes foram registradas ainda no dia 25 de maio.

Naquele dia, 5 pessoas morreram. Três dias depois, vieram as fortes chuvas novamente. Mais 124 pessoas perderam a vida por consequência das chuvas.

No último 14 de junho, mais uma vítima foi registrada. A causa? Deslizamento de barreira.

A comunidade do Jardim Monte Verde, na divisa entre Recife e Jaboatão dos Guararapes, foi bastante afetada. O desespero tomou conta em nove lugares.

"Parece que tinha estourado uma bomba nuclear aqui dentro", disse o pintor Carlos André da Silva, em entrevista à reportagem da TV Jornal.

Após 1 mês da tragédia, a Avenida Chapada do Araripe, onde morreram 5 pessoas, mais parece uma via de bairro fantasma.

A quantidade de entulhos impressiona. Das casas, restaram apenas as estruturas. Os lugares onde pessoas viviam, criavam seus filhos e colecionavam memórias, não existem mais. 

Confira tudo na reportagem completa

No mapa dessa tragédia, 130 pessoas morreram em 7 cidades pernambucanas. Do agreste à capital:

  • 71 eram mulheres
  • 59 homens
  •  24 crianças

Pessoas com nomes, sonhos. 130 histórias interrompidas. Mas que jamais serão esquecidas e que merecem todo o nosso respeito.

Diante de toda a tragédia, o TV Jornal Meio-Dia, programa exibido às 11h20 na TV Jornal, desta terça-feira (28), exibiu uma reportagem especial sobre o ocorrido. 

Com reportagem de Anne Barreto e imagens de Severino Soares, você poderá ver como estão atualmente os locais mais impactados pela tragédia. Como é o caso de Jardim Monte Verde, na divisa de Recife e Jaboatão dos Guararapes. 

No local, há ruas que parecem vias de bairros fantasmas. Gente que perdeu 12 pessoas da mesma família ainda são obrigadas a reviver diariamente o pesadelo, pois em muitos ruas do bairro, de lá para cá,  pouco ou nada foi feito por essas também vítimas. 

 

 

+VÍDEOS