Violência

Cabo de Santo Agostinho registra 40 assassinatos de janeiro à junho

Na cidade, os números da SDS são traduzidos no sentimento de medo dos moradores

Suzyanne Freitas
Suzyanne Freitas
Publicado em 03/08/2020 às 15:30
Pixabay
FOTO: Pixabay

De janeiro à junho deste ano, a cidade do Cabo de Santo Agostinho, no Grande Recife, registrou 40 assassinatos a mais do que no mesmo período do ano passado. Na cidade, os números da Secretaria de Defesa Social (SDS) são traduzidos no sentimento de medo dos moradores. No município, o que impera é a lei do silêncio.

O número de homicídios do mês de julho ainda não foi divulgado, mas os dados oficiais já mostram que houve crescimento das mortes. Segundo a SDS, de janeiro a junho deste ano foram 101 assassinatos.

Tráfico de drogas

O tráfico de drogas é uma das principais motivações. No mês passado, a equipe de reportagem da TV Jornal esteve diversas vezes em algum local de crime na cidade. Entre as vítimas, Felipe Eronildo da Silva, de 20 anos, Aura Luciana da Silva, de 30 anos, José Marques da Silva, de 47 e Maciel dos Santos Cavalcante de 34 anos, que de acordo com a polícia foi assassinado depois de tentar separar uma briga de casal.

A assistente social, Julia Assis, trabalha em uma unidade de saúde e presencia o atendimento de pessoas baleadas constantemente.

Levantamento

No levantamento publicano no ano passado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), o Cabo de Santo Agostinho liderava a lista dos municípios mais violentos com mais de 100 mil habitantes em Pernambuco. O gráfico teve como base o ano de 2017.

Policiamento reforçado

Para quem mora e trabalha na cidade, o policiamento precisa ser reforçado.

Nota da Polícia Militar

A Polícia Militar esclarece que o policiamento ostensivo no Cabo de Santo Agostinho, é realizado pelo 18º BPM através de equipes em motocicletas, além da Contrarresposta e do Grupo de Apoio Tático Itinerante. A Unidade ainda conta com a Operação FORTE, que intensifica o patrulhamento em locais onde são detectados maiores índices de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs) e de Crimes Violentos contra o patrimônio (CVPs).

Nota da SDS

A Secretaria de Defesa Social (SDS) esclarece que, por meio da PMPE, reforçou o policiamento ostensivo na cidade do Cabo de Santo Agostinho, assim como deflagrou na região a Operação Forte, que intensifica o patrulhamento em locais onde são detectados maiores índices de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs). Já a Polícia Civil reforçou a equipe da 14ª Delegacia de Policia, ampliando as Operações de Repressão Qualificada, principalmente contra facções de tráfico de drogas que dominam a área.

Como resultado desse trabalho, o Cabo de Santo Agostinho já vivencia dois meses seguidos de queda nos números dos crimes contra a vida. Em abril, foram 23 ocorrências registradas, enquanto no mês de junho, foram 12 crimes do tipo, uma redução de quase 50%.

+VÍDEOS