RETOMADA DA EDUCAÇÃO

Donos de escolas particulares, funcionários e professores protestam por volta às aulas presenciais

A categoria protesta no entorno do Palácio do Campo das Princesas, área central do Recife

Donos de escolas particulares, funcionários e professores protestam por volta às aulas presenciais

Manifestantes seguravam cartazes e bolas brancas durante o ato - Foto: Yacy Ribeiro / JC IMAGEM

No Palácio do Campo das Princesas, localizado no bairro de Santo Antônio, área central do Recife, uma manifestação reúne donos e funcionários de escolas particulares, nesta quinta-feira (3). O protesto é para pedir uma definição sobre a data de retomada das aulas presencias nas escolas pernambucanas.

>>>Veja protocolo para retomada de aulas presenciais do ensino superior

>>>Educação Básica: aulas presenciais seguem suspensas até 15 de setembro

Os professores se reuniram logo cedo em frente ao palácio. No entorno da Praça da República, outros profissionais da educação formaram uma fila. Vestidos de branco , com faixas , cartazes e com bolas nas mãos, eles pediam a volta das atividades escolares.

Uma comissão formada por dez diretores de escolas particulares também formalizou um ofício para tentar um diálogo com o governador Paulo câmara. O presidente do sindicato das escolas particulares, José Ricardo Diniz, também estava presente na ocasião.

Volta às aulas

De acordo com o sindicato, desde o mês de junho que a categoria aguarda uma resposta do Governo. Segundo eles, a pauta sugerindo a volta das aulas nas 2 mil e 400 instituições de Pernambuco foi discutida com os secretários de educação e de saude do estado.

 

O que é coronavírus?

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.

Como prevenir o coronavírus?

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.
  • Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.
  • Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (máscara cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).

COMENTÁRIOS

Os comentários abaixo são de responsabilidade dos respectivos perfis do facebook.