Ministério da Cidadania

Após nova atualização, entenda os calendários de todas as parcelas do auxílio emergencial

Mais um calendário do auxílio emergencial foi divulgado, nessa quarta-feira (26), para novos beneficiários. Entenda as datas de pagamento de todas as parcelas

Karina Costa Albuquerque
Karina Costa Albuquerque
Publicado em 27/08/2020 às 8:50
Leonardo Sá - Agência Senado
FOTO: Leonardo Sá - Agência Senado

O Ministério da Cidadania publicou no Diário Oficial da União (DOU), nessa quarta-feira (26), uma portaria com uma atualização no calendário de pagamentos do auxílio emergencial.

A atualização no calendário vale para os trabalhadores que realizaram o cadastro nas agências dos Correios entre os dias 8 de junho e 2 de julho, os que fizeram contestação do pedido de auxílio entre os dias 3 de julho e 16 de agosto e que tenha sido considerado elegível.

O novo calendário também abrange as pessoas que receberam a primeira parcela em meses anteriores, mas tenham tido o pagamento reavaliado em agosto de 2020.

>> Auxílio emergencial: veja se recebe 1º, 2º, 3º, 4º ou 5º parcela nesta quinta (27)

>> Prorrogado: Auxílio emergencial vai até fim do ano; confira novo valor

>> Governo divulga novo cronograma de pagamento do auxílio emergencial; veja datas

>> Confira calendários de todas as parcelas do auxílio emergencial

>> Teve o auxílio emergencial negado? Saiba como contestar via Dataprev

Ciclos de pagamento

Esse "novo" calendário marca a entrada desses novos beneficiários do auxílio emergencial nos ciclos de pagamento já existentes. Os novos beneficiários entram a partir do 2º ciclo de pagamentos, que começa nesta sexta-feira (28), com crédito em conta para os beneficiários nascidos em dezembro. [Confira todas as datas dos ciclos de pagamento do auxílio emergencial abaixo]

>> Bolsonaro diz que R$ 600 é ''muito'', R$ 200 é ''pouco'' e quer ''meio-termo'' sobre prorrogação do auxílio emergencial

>> Bolsonaro divulga prazo de possível prorrogação do auxílio emergencial

>> Presidente da Câmara fala sobre possibilidade de nova prorrogação do auxílio emergencial

>> Proposta aumenta o público que pode receber auxílio emergencial

>> Veja nova forma de contestar pedido negado do auxílio emergencial

Cadastro nas agências dos Correios entre 08/06 e 02/07, contestação do pedido entre 03/07 e 16/08 e cadastros reavaliados em agosto

O calendário do auxílio emergencial, divulgado pelo Ministério da Cidadania, nessa quarta-feira (26), vale para os trabalhadores que realizaram o cadastro nas agências dos Correios entre os dias 8 de junho e 2 de julho, os que fizeram contestação do pedido de auxílio entre os dias 3 de julho e 16 de agosto e que tenha sido considerado elegível.

O novo calendário também abrange as pessoas que receberam a primeira parcela em meses anteriores, mas tenham tido o pagamento reavaliado em agosto de 2020.

Esses beneficiários seguem o calendário geral do auxílio emergencial, a partir do 2º ciclo, de acordo com os meses de nascimento. Você pode conferir as datas abaixo.

Em relação aos casos dos trabalhadores que tenham recebido a primeira parcela em meses anteriores e tiveram o pagamento suspenso em agosto, o ministério efetuará o pagamento de todas as parcelas restantes no período de 28 de agosto a 30 de setembro. Os saques serão liberados no período de 19 de setembro a 27 de outubro.

Os outros beneficiários recebem apenas a 1º parcela, neste período.

Você pode ver o calendário de todos os ciclos de pagamento do auxílio emergencial abaixo ou consultar o calendário do auxílio emergencial para esse grupo, aqui.

>> Novo calendário: confira todas as datas do auxílio emergencial até agora

>> Pedidos revistos: Mais 1,15 milhão vão receber auxílio emergencial

>> Auxílio financeiro para agricultores familiares é aprovado; veja outras categorias

>> Auxílio emergencial: venda de lugares na fila de agência da Caixa em Jaboatão é denunciada

Beneficiários que contestaram entre 24/04 e 19/07 e que tiveram cadastros reavaliados em julho

Esses beneficiários também foram inclusos no calendário de ciclos de pagamento do auxílio emergencial, divulgados pela Caixa Econômica Federal para todos os beneficiários, com as datas de pagamento até a 5º parcela do auxílio emergencial. [veja abaixo].

As parcelas serão recebidas e sacadas de acordo com os meses de nascimento desses beneficiários e com a sequência de parcelas que eles já estão recebendo.

A princípio, foi divulgado um calendário separado para esse público do auxílio emergencial, para que eles pudessem se igualar ao calendário geral. Você pode conferir todas as datas de pagamento já divulgadas, abaixo.

>> Auxílio emergencial: Senadores criticam veto à prioridade para mãe chefe de família

>> Auxílio emergencial: veja calendário da 5º parcela do Bolsa Família

>> Nascidos até março já podem sacar o auxílio emergencial; veja como

>> Projeto dá prazo para pessoas em situação de rua solicitarem auxílio emergencial

Todos os calendários de pagamento de parcelas do auxílio emergencial para inscritos no Aplicativo ou Site

Ciclos de pagamento

1º CICLO

Quarta parcela

O público beneficiário do auxílio emergencial que tenha recebido a primeira parcela em abril de 2020, receberá o crédito da quarta parcela em poupança social digital aberta em seu nome, de 22 de julho a 26 de agosto, conforme o mês de nascimento.

Assim, nascidos em janeiro recebem no dia 22; em fevereiro, em 24 de julho; em março, 29 de julho; em abril, 31 de julho; em maio, 5 de agosto; em junho, 7 de agosto; em julho, 12 de agosto; em agosto, 14 de agosto; em setembro, 17 de agosto; em outubro, 19 de agosto; em novembro, 21 de agosto; e em dezembro, 26 de agosto. O saque em dinheiro será entre os dias 25 de julho e 17 de setembro.

Terceira parcela

Os beneficiários que tenham recebido a primeira parcela em maio de 2020 receberão o crédito da terceira parcela em poupança social digital, seguindo o mesmo cronograma acima.

Segunda parcela

Esse cronograma também será válido para os beneficiários que receberam a primeira parcela em junho de 2020 ou até 4 de julho de 2020. Nesse caso, será feito o crédito da segunda parcela.

Primeira parcela

Quem ainda não recebeu a primeira parcela do auxílio emergencial, também receberá o crédito conforme esse cronograma. Esse é o caso dos beneficiários que tenham se cadastrado no programa entre os dias 17 de junho a 02 de julho de 2020.

Também recebem a 1º parcela aqueles que contestaram e foram considerados elegíveis entre 24/04 e 19/07.

  • Os que tiveram cadastro reavaliado em julho, sendo considerados novamente elegíveis, recebem as parcelas que faltam para entrarem no calendário normal.

A partir do segundo ciclo, essas pessoas se igualam aos beneficiários que já estavam recebendo.

Resumo

Recebem, de 22 de julho a 26 de agosto, e sacam, de 25 de julho a 17 de setembro, conforme o mês de nascimento:

  • Quem se cadastrou e recebeu a primeira parcela até 30 de abril (1º lote) - 4º parcela
  • Quem se cadastrou e recebeu a primeira parcela entre os dias 16 e 29 de maio ( 2º lote) - 3º parcela
  • Quem foi aprovado e só recebeu a primeira parcela em junho (4º lote) - 2º parcela
  • Quem ainda não recebeu a primeira parcela (cadastrado no programa entre os dias 17 de junho a 02 de julho de 2020 (5º lote) - 1º parcela

Calendário completo para inscritos no aplicativo e site do Auxílio Emergencial

  • Nascidos em janeiro: depósito em 22/07 e saque em 25/07
  • Nascidos em fevereiro: depósito em 24/07 e saque em 01/08
  • Nascidos em março: depósito em 29/07 e saque também em 01/08
  • Nascidos em abril: depósito em 31/07 e saque em 08/08
  • Nascidos em maio: depósito em 05/08 e saque em 13/08
  • Nascidos em junho: depósito em 07/08 e saque em 22/08
  • Nascidos em julho: depósito em 12/08 e saque em 27/08
  • Nascidos em agosto: depósito em 14/08 e saque em 01/09
  • Nascidos em setembro: depósito em 17/08 e saque em 05/09
  • Nascidos em outubro: depósito em 19/08 e saque em 12/09
  • Nascidos em novembro: depósito em 21/08 e saque também em 12/09
  • Nascidos em dezembro: depósito em 26/08 e saque em 17/09

>> Contestação do auxílio emergencial negado pode ser feita via Dataprev

>> Auxílio emergencial tem 903.719 cadastros inconclusivos; Veja o que fazer

>> Auxílio Emergencial: Inconsistência cadastral pode ser resolvida no app

>> Perdeu o direito ao auxílio emergencial? Saiba o motivo e o que fazer

2º CICLO

Quinta parcela

Os beneficiários que receberam a primeira parcela em abril terão o crédito da quinta parcela de 28 de agosto a 30 de setembro, de acordo com o seguinte calendário: nascidos em janeiro, 28 de agosto; em fevereiro, 2 de setembro; em março, 4 de setembro; em abril, 9 de setembro; em maio, 11 de setembro; em junho, 16 de setembro; em julho, 18 de setembro; em agosto, 23 de setembro; em setembro, 25 de setembro; em novembro e outubro, 28 de setembro; e em dezembro, 30 de setembro. O calendário de saques será entre 19 de setembro e 27 de outubro.

Esse pagamento vale para quem recebeu a quarta parcela de 22 de julho a 26 de agosto, e sacou de 25 de julho a 17 de setembro, conforme o mês de nascimento

Quarta parcela

Também seguem esse cronograma: beneficiários que receberam a primeira parcela em maio de 2020 receberão o crédito da quarta parcela nessas datas.

Esse pagamento vale para quem recebeu a terceira parcela de 22 de julho a 26 de agosto, e sacou de 25 de julho a 17 de setembro, conforme o mês de nascimento

Terceira parcela

Beneficiários que receberam a primeira parcela em junho recebem a terceira parcela. Esse pagamento vale para quem recebeu a segunda parcela de 22 de julho a 26 de agosto, e sacou de 25 de julho a 17 de setembro, conforme o mês de nascimento

Segunda parcela

Beneficiários que receberam a primeira parcela em julho receberão o crédito da segunda parcela. Esse pagamento vale para quem recebeu a primeira parcela de 22 de julho a 26 de agosto, e sacou de 25 de julho a 17 de setembro, conforme o mês de nascimento

Também recebem os beneficiários que tenham se cadastrado no programa, entre os dias 17 de junho a 02 de julho de 2020, e aqueles que contestaram e foram considerados elegíveis, entre 24/04 e 19/07.

Primeira parcela

Recebem a 1º parcela os trabalhadores que realizaram o cadastro nas agências dos Correios, entre os dias 8 de junho e 2 de julho, e os que fizeram contestação do pedido de auxílio entre os dias 3 de julho e 16 de agosto e que tenham sido considerados elegíveis.

  • Em relação aos casos dos trabalhadores que tenham recebido a primeira parcela em meses anteriores e tiveram o pagamento suspenso em agosto, o Ministério efetuará o pagamento de todas as parcelas restantes no período de 28 de agosto a 30 de setembro. Os saques serão liberados no período de 19 de setembro a 27 de outubro. A partir do terceiro ciclo, essas pessoas se igualam aos beneficiários que já estavam recebendo.

Resumo

Recebem, de 28 de agosto a 30 de setembro, e sacam, 19 de setembro e 27 de outubro, conforme o mês de nascimento:

  • Quem se cadastrou e recebeu a primeira parcela até 30 de abril (1º lote) - 5º parcela
  • Quem se cadastrou e recebeu a primeira parcela entre os dias 16 e 29 de maio ( 2º lote) - 4º parcela
  • Quem foi aprovado e só recebeu a primeira parcela em junho (4º lote) - 3º parcela
  • Quem ainda não recebeu a primeira parcela (cadastrado no programa entre os dias 17 de junho a 02 de julho de 2020 (5º lote) - 2º parcela

Calendário completo para inscritos no aplicativo e site do Auxílio Emergencial

  • Nascidos em janeiro: depósito em 28/08 e saque em 19/09
  • Nascidos em fevereiro: depósito em 02/09 e saque em 22/09
  • Nascidos em março: depósito em 04/09 e saque em 29/09
  • Nascidos em abril: depósito em 09/09 e saque em 01/10
  • Nascidos em maio: depósito em 11/09 e saque em 03/10
  • Nascidos em junho: depósito em 16/09 e saque em 06/10
  • Nascidos em julho: depósito em 18/09 e saque em 08/10
  • Nascidos em agosto: depósito em 23/09 e saque em 13/10
  • Nascidos em setembro: depósito em 25/09 e saque em 15/10
  • Nascidos em outubro: depósito em 28/09 e saque em 20/10
  • Nascidos em novembro: depósito também em 28/09 e saque em 22/10
  • Nascidos em dezembro : depósito em 30/09 e saque em 27/10

>> Auxílio emergencial: saiba o que fazer caso o aplicativo Caixa Tem não funcione

>> Auxílio Emergencial: Confira como comprar e pagar contas no Caixa Tem

3º CICLO

Quinta parcela

Os beneficiários que tenham recebido a primeira parcela em maio de 2020 receberão o crédito da quinta parcela em poupança social digital em: 9 de outubro, para nascidos em janeiro e em fevereiro; 16 de outubro, nascidos em março e abril; 23 de outubro, nascidos em maio e junho; 30 de outubro, nascidos em julho e agosto; 6 de novembro, nascidos em setembro e outubro; e em 13 de novembro, nascidos em novembro e dezembro. O saque em dinheiro será entre os dias 29 de outubro e 19 de novembro.

Esse calendário vale para quem recebeu a quarta parcela no período de 28 de agosto a 30 de setembro, e sacou entre 19 de setembro e 27 de outubro, conforme o mês de nascimento.

Quarta parcela

O calendário também será válido para: beneficiário que recebeu a primeira parcela em junho e receberá a quarta parcela.

Esse calendário vale para quem recebeu a terceira parcela no período de 28 de agosto a 30 de setembro, e sacou entre 19 de setembro e 27 de outubro, conforme o mês de nascimento.

Terceira Parcela

Beneficiário que tenha recebido a primeira parcela em julho de 2020 receberá o crédito da terceira parcela. Esse calendário vale para quem recebeu a segunda parcela no período de 28 de agosto a 30 de setembro, e sacou entre 19 de setembro e 27 de outubro, conforme o mês de nascimento.

Também recebem os beneficiários que tenham se cadastrado no programa, entre os dias 17 de junho a 02 de julho de 2020, e aqueles que contestaram e foram considerados elegíveis, entre 24/04 e 19/07.

Segunda e terceira parcelas juntas

Recebem a 2º e 3º parcelas os trabalhadores que realizaram o cadastro nas agências dos Correios entre os dias 8 de junho e 2 de julho, e os que fizeram contestação do pedido de auxílio entre os dias 3 de julho e 16 de agosto e que tenham sido considerados elegíveis.

Resumo

Recebem, de 9 de outubro a 13 de novembro, e sacam, de 29 de outubro a 19 de novembro, conforme o mês de nascimento:

  • Quem se cadastrou e recebeu a primeira parcela entre os dias 16 e 29 de maio ( 2º lote) - 5º parcela
  • Quem foi aprovado e só recebeu a primeira parcela em junho (4º lote) - 4º parcela
  • Quem foi cadastrado no programa entre os dias 17 de junho a 02 de julho de 2020 (5º lote) - 3º parcela

Calendário completo para inscritos no aplicativo e site do Auxílio Emergencial

  • Nascidos em janeiro e fevereiro: depósito em 09/10 e saque em 29/10
  • Nascidos em março e abril: depósito em 13/10 e saque em 03/11
  • Nascidos em maio e junho: depósito em 23/10 e saque também em 10/11
  • Nascidos em julho e agosto: depósito em 30/10 e saque em 12/11
  • Nascidos em setembro e outubro: depósito em 06/11 e saque em 17/11
  • Nascidos em novembro e dezembro: depósito em 13/11 e saque em 19/11

4º CICLO

Quinta parcela

O público beneficiário do auxílio emergencial que tenha recebido a primeira parcela em junho de 2020 receberá o crédito da quinta parcela em poupança social digital em: 16 de novembro, para os nascidos em janeiro e fevereiro; em 18 de novembro, para nascidos em março e abril; em 20 de novembro, em maio e junho; em 23 de novembro, em julho e agosto; em 27 de novembro, em setembro e outubro; em 30 de novembro, nascidos em novembro e dezembro. O saque será entre os dias 26 de novembro e 15 de dezembro.

Esse calendário vale para quem recebeu a quarta parcela no período de 9 de outubro a 13 de novembro, e sacou de 29 de outubro a 19 de novembro.

Quarta e quinta parcelas juntas

O calendário também é válido para os beneficiários que receberam a primeira parcela em julho de 2020. Eles receberão o crédito da quarta e quinta parcelas.

Esse calendário vale para quem recebeu a terceira parcela no período de 9 de outubro a 13 de novembro, e sacou de 29 de outubro a 19 de novembro.

Também recebem os beneficiários que tenham se cadastrado no programa, entre os dias 17 de junho a 02 de julho de 2020, e aqueles que contestaram e foram considerados elegíveis, entre 24/04 e 19/07.

Recebem a 4º e 5º parcelas os trabalhadores que realizaram o cadastro nas agências dos Correios entre os dias 8 de junho e 2 de julho, e os que fizeram contestação do pedido de auxílio entre os dias 3 de julho e 16 de agosto e que tenham sido considerados elegíveis.

Resumo

Recebem, de 16 a 30 de novembro, e sacam, de 26 de novembro a 15 de dezembro, conforme o mês de nascimento:

  • Quem foi aprovado e só recebeu a primeira parcela em junho (4º lote) - 5º parcela
  • Quem foi cadastrado no programa entre os dias 17 de junho a 02 de julho de 2020 (5º lote) - 4º e 5º parcela

Calendário completo para inscritos no aplicativo e site do Auxílio Emergencial

  • Nascidos em janeiro e fevereiro: depósito em 16/11 e saque em 26/11
  • Nascidos em março e abril: depósito em 18/11 e saque em 01/12
  • Nascidos em maio e junho: depósito em 20/11 e saque também em 03/12
  • Nascidos em julho e agosto: depósito em 23/11 e saque em 08/12
  • Nascidos em setembro e outubro: depósito em 27/11 e saque em 10/12
  • Nascidos em novembro e dezembro: depósito em 30/11 e saque em 15/12

Bolsa Família

O pagamento da quinta parcela do auxílio emergencial deve ir de 18 a 31 de agosto. No caso de alguma alteração, novas datas podem ser informadas.

Saque da 5º parcela para beneficiários do Bolsa Família

Número final do NIS / Data de pagamento

  • NIS final 1 / 18 de agosto
  • NIS final 2 / 19 de agosto
  • NIS final 3 / 20 de agosto
  • NIS final 4 / 21 de agosto
  • NIS final 5 / 24 de agosto
  • NIS final 6 / 25 de agosto
  • NIS final 7 / 26 de agosto
  • NIS final 8 / 27 de agosto
  • NIS final 9 / 28 de agosto
  • NIS final 0 / 31 de agosto

Dúvidas sobre o auxílio emergencial

A prestação de informações o auxílio emergencial está disponível apenas por meio do aplicativo CAIXA | Auxílio Emergencial, do site do auxílio emergencial auxilio.caixa.gov.br e da central telefônica exclusiva 111. Confira os canais da Caixa Econômica Federal para mais informações sobre o benefício e o Caixa Tem:

  • auxilio.caixa.gov.br
  • Central de Atendimento CAIXA – 111
  • Central de Atendimento do Ministério da Cidadania – 121
  • twitter.com/caixa
  • facebook.com/caixa
  • instagram.com/caixa
  • youtube.com/user/canalcaixa