
A série Gente que Cuida, do TV Jornal Meio Dia, mostra os desafios enfrentados por profissionais de saúde, em meio à pandemia do novo coronavírus
Nesta sexta-feira (17), o relato exibido foi o relato de Marcela Natal Lucena - Foto: Pixabay
Para homenagear as pessoas, que estão na linha de frente do combate ao coronavírus, o TV Jornal Meio Dia começou a exibir, na quarta-feira (15), uma série de depoimentos, chamada "Gente que cuida".
Nesta sexta-feira (17), o relato exibido foi o relato de Marcela Natal Lucena. Ela é enfermeira obstetra, tem 15 anos de profissão, e trabalha no Hospital Agamenon Magalhães e para a Prefeitura do Recife.
Marcela falou que tem filhos pequenos e seu maior medo é voltar para casa sem saber se está infectada ou não, podendo contaminar a própria família.
O primeiro relato da série, exibido no TV Jornal Meio dia dessa quarta-feira (15), foi o do enfermeiro, técnico de enfermagem e professor universitário, André Gustavo. Ele tem 18 anos de profissão e trabalha no Pronto Socorro Cardiológico de Pernambuco (Procape) e no Hospital Universitário Oswaldo Cruz (Huoc).
O segundo relato foi o da enfermeira Carolina Paim, de 40 anos. Ela tem 16 anos de profissão e trabalha como intensivista, no Hospital Barão de Lucena.
Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.
A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.
O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:
Confira o passo a passo de como lavar as mãos de forma adequada:
Os dados foram divulgados pela SES-PE
A ação do Instituto JCPM visa a ajudar quem tem direito ao auxílio emergencial de R$ 600, por causa do coronavírus, mas está com dificuldade no cadastro
Confira como funciona o processo de venda online do RioMar, em meio à pandemia do coronavírus