Alimentação e saúde

Como o chuchu ajuda a controlar a pressão e o colesterol

Veja 5 benefícios do chá de chuchu para sua saúde e aprenda como fazê-lo

Letícia Freitas
Letícia Freitas
Publicado em 19/06/2023 às 17:00 | Atualizado em 19/06/2023 às 17:31
Notícia
freepik
chuchu - FOTO: freepik

O chá de chuchu é uma bebida leve e refrescante que possui benefícios para a saúde e pode ser uma ótima opção para incluir na sua rotina.

Apesar de ser conhecido principalmente como um ingrediente culinário, o chuchu também pode ser utilizado na preparação de chás, proporcionando uma experiência única de sabor e bem-estar.

Benefícios do Chuchu

freepik

chuchu - freepik

O chuchu possui não apenas propriedades nutritivas, mas também é rico em flavonoides, vitamina C e carotenoides.

Esses antioxidantes são capazes de combater os radicais livres presentes no organismo, proporcionando diversos benefícios à saúde.

Ao consumir o chuchu, você estará auxiliando na prevenção de condições como envelhecimento precoce, diabetes e doenças cardiovasculares.

Esses compostos presentes no chuchu contribuem para fortalecer o sistema imunológico, promover a saúde da pele e dos olhos, além de proteger o organismo contra danos celulares causados pela oxidação.

Incluir o chuchu em sua alimentação é uma forma saudável e saborosa de aproveitar esses benefícios.

1. Chá de Chuchu baixa a pressão

O chuchu é uma excelente fonte de potássio, um mineral que desempenha um papel fundamental na eliminação do excesso de sódio do organismo por meio da urina, contribuindo para o equilíbrio da pressão arterial.

Incluir alimentos ricos em potássio na dieta é essencial para o controle e prevenção da hipertensão.

Ao consumir chuchu regularmente, você estará fornecendo ao seu corpo uma quantidade adequada de potássio, o que auxilia na regulação da pressão arterial e na promoção da saúde cardiovascular.

Portanto, adicionar o chuchu à sua alimentação é uma estratégia saudável para manter sua pressão arterial sob controle.

Veja também dicas de chá para combater a pressão alta 

2. Auxilia na redução do colesterol ruim 

Rico em fibras solúveis, o consumo regular de chuchu pode ajudar a reduzir os níveis de LDL, conhecido como colesterol ruim, no organismo.

As fibras solúveis atuam na absorção de gorduras, evitando que sejam totalmente absorvidas pelo corpo, o que contribui para a diminuição dos níveis de colesterol.

Incluir o chuchu em sua dieta equilibrada pode ser uma forma saudável e saborosa de promover a saúde cardiovascular e combater o colesterol indesejado.

3. Ajuda no combate a diabetes 

O chá de chuchu pode ser uma opção benéfica no combate a diabetes. O chuchu possui baixo teor de açúcar e é rico em fibras, o que ajuda a regular os níveis de glicose no sangue.

Ao consumir o chá de chuchu regularmente, é possível controlar os picos de açúcar após as refeições e melhorar a sensibilidade à insulina.

Além disso, as propriedades antioxidantes do chuchu podem ajudar a proteger as células pancreáticas, responsáveis pela produção de insulina.

Conteúdo relacionado: Confira  3 CHÁS para baixar a GLICOSE no SANGUE

4. Chá de Chuchu ajuda a emagrecer 

O chuchu é uma ótima escolha para aqueles que buscam perder peso, pois possui baixo teor de vitaminas, carboidratos e calorias.

Essa característica torna o chuchu uma opção alimentar favorável para manter uma dieta com restrição calórica.

Ao incluir o chuchu em sua alimentação, você pode desfrutar de um alimento nutritivo e de baixa caloria, contribuindo para a perda de peso de forma saudável.

Veja também: 5 MELHORES CHÁS DIURÉTICOS PARA INCHAÇO E RETENÇÃO DE LÍQUIDO

Receita de Chá de Chuchu 

Ingredientes 

  • 1 chuchu médio descascado e cortado em pedaços
  • 1 litro de água
  • Suco de limão a gosto (opcional)
  • Mel ou adoçante a gosto (opcional)

Modo de preparo 

  1. Em uma panela, coloque a água e os pedaços de chuchu e leve ao fogo médio. Deixe ferver por aproximadamente 15 minutos, ou até que o chuchu fique macio.
  2. Retire a panela do fogo e deixe o chá esfriar um pouco. Em seguida, transfira o líquido para um liquidificador e bata até obter uma mistura homogênea.
  3. Volte o chá para a panela e aqueça novamente, se necessário. Caso queira, adicione algumas gotas de suco de limão para realçar o sabor. Você também pode adoçar o chá com mel ou adoçante, se desejar.
  4. Desligue o fogo e deixe o chá descansar por alguns minutos antes de servir. Se preferir, pode coar o chá antes de consumir.

 

Gostou do conteúdo? Então vem ficar por dentro de tudo do universo culinário, com direito às melhores receitas tradicionais, fitness e veganas. Vem ver mais dicas como essa no nosso canal no Youtube, no nosso Instagram e, não deixa de conferir nossos vídeos no Tiktok, no @Sabordagente.

+VÍDEOS