Dicas e curiosidades

CONFIRA 5 ALIMENTOS QUE NUNCA SE ESTRAGAM

Sal, arroz branco, leite em pó, alguns alimentos tem durabilidade enorme, veja quais

Letícia Freitas
Letícia Freitas
Publicado em 18/05/2023 às 14:59
Notícia
Reprodução/Freepik
Mel - FOTO: Reprodução/Freepik

Alguns alimentos duram muito tempo, há inclusive, os que praticamente não se estragam nunca. Separamos um listinha com 5 alimentos que duram para sempre ou quase isso. Confira:

Arroz branco

O arroz branco é um alimento capaz de conservar seus nutrientes por cerca de 30 anos, quando armazenado a vácuo em temperaturas abaixo de 4 graus Celsius. 

Já o arroz integral dura apenas cerca de 6 meses, devido aos óleos naturais que possui. 

Mel 

Muitas vezes considerado o único alimento que dura para sempre, o mel tem uma substância química excelente, feita pelas abelhas.

Em sua produção, o néctar das flores é misturado a enzimas dentro das abelhas que, ao extraí-lo, mudam sua composição, dividindo-o em açúcares simples, depositados em favos de mel

Sal

Este é outro item que não causa surpresas. A durabilidade do sal se dá por ele ser produzido a partir do cloreto do sódio, ou seja, um mineral. Ele também é utilizado como ferramenta para a preservação de outros alimentos.

Porém, o sal pode não durar para sempre. Caso tenha iodo em sua composição, sua duração fica menor, e ele pode passar apenas 5 anos em seu armário. 

Bebidas destiladas 

As bebidas destiladas também não perdem a validade. Porém, o que poderá acontecer é o sabor mudar um pouco devido à oxidação. 

Leite em pó

Ainda que o sabor possa não ser mais o mesmo com o passar do tempo, o leite em pó dura muito mais tempo do que o leite fresco. Além disso, é mais fácil de armazenar e transportar.   

Confira também 

Gostou do conteúdo? Então vem ficar por dentro de tudo do universo culinário, com direito às melhores receitas tradicionais, fitness e veganas. Vem ver mais dicas como essa no nosso perfil no Youtube, no nosso Instagram e, não deixa de conferir nossos vídeos no Tiktok, no @Sabordagenteoficial.

 

*Com informações do portal cozinha técnica.